Evento teve patrocínio Volkswagen e apoio “A Chance to Play – O Direito de Brincar”
A Volkswagen do Brasil patrocinou o Mundial de Futebol de Rua no Brasil, que foi encerrado na tarde de sábado (12/7) com vitória do time da Colômbia em arena montada na Avenida Ipiranga, no Centro de São Paulo. Em segundo lugar ficou a equipe de Israel; seguida do Paraguai (3º lugar) e Gana (4º). O Mundial de Futebol de Rua no Brasil contou com apoio do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, que é promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com suporte da Volkswagen. O evento de encerramento também teve apresentações culturais.
O campeonato, cujos jogos foram de 7 a 12 de julho, foi realizado pela instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), pelo Movimiento de Fútbol Callejero e pela ONG Ação Educativa. Este foi o terceiro o Mundial de Futebol de Rua. O primeiro foi em 2006, na Alemanha; e o segundo, em 2010, na África do Sul.
Os 24 times participantes, de 20 países, eram formados por 300 jovens assistidos por projetos sociais nas comunidades onde vivem. Por meio da metodologia socioeducativa do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte para promover uma cultura de paz, esses jovens aprendem lições de cidadania e valores, como companheirismo, respeito, honestidade, educação e como conviver com as diferenças. No Brasil, o “Futebol de Rua” é um dos 12 projetos sociais oferecidos pelo programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, desde 2013.
“O Mundial de Futebol de Rua permitiu a convivência entre jovens das mais diversas realidades, com uma imensa troca cultural e aprendizado, uma vez que eles trabalharam na prática valores como respeito, cooperação, tolerância, solidariedade e mediação de conflitos. A maioria deles nunca havia saído de suas comunidades, onde enfrentam dificuldades; agora, voltam para casa com a esperança renovada e multiplicando a metodologia sociopedagógica do Futebol de Rua para promover transformação social. No Brasil, o programa ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ continuará utilizando o futebol e o ato de brincar para promover educação, cidadania e uma cultura de paz”, diz Tuto Wehrle, coordenador do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.
Países participantes do Mundial de Futebol de Rua no Brasil:
• África do Sul
• Alemanha
• Argentina (Participou com 3 times)
• Bolívia
• Brasil (Participou com 3 times)
• Chile
• Colômbia
• Costa Rica
• Equador
• Espanha (Catalunha)
• Estados Unidos
• Filipinas
• Gana
• Guatemala
• Israel
• Panamá
• Paraguai
• Peru
• Serra Leoa
• Uruguai