Com objetivo de discutir formas de reforçar o sistema de garantia dos direitos de crianças e jovens, foi aberto nesta quarta-feira, dia 26, o Seminário Regional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Estado de São Paulo na Região da Grande São Paulo-Guarulhos, no Hotel Mônaco. O evento, que prossegue nesta quinta-feira, dia 27, conta com a participação de gestores e técnicos de Guarulhos, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Arujá, Itaquá e Suzano.
Representando o prefeito Guti na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, Arão dos Santos Silva, destacou as ações desenvolvidas na cidade. "O município de Guarulhos tem trabalhado incansavelmente na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, de forma indireta, por meio de Termo de Fomento, através da entidade Asbrad, sendo que o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) tem atuado como coordenador do serviço e atendido, até o momento, mais de cinco mil adolescentes em conflito com a lei”, disse Arão.
O município participa do seminário com os funcionários da Secretaria, técnicos e educadores do Programa Jovens em Ação que já atuam nos 12 CRAS do município, discutindo políticas voltadas para a juventude, além dos conselheiros tutelares e representantes do Conselho Municipal do Direito das Crianças e do Adolescente (CMDCA).
A iniciativa foi coordenada pelo Conselho Estadual do Direito da Criança e Adolescente (Condeca) e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Participam também como expositores do evento juízes, promotores de Justiça, além de representantes da Fundação Casa, Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD) e Diretoria Regional de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (DRADS).