O Departamento de Obras da Administração Municipal (DOADM) negocia com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) o reempréstimo de uma draga, equipamento que realiza a limpeza de córregos, para melhorar o serviço no canal de circunvalação de Guarulhos, onde desembocam as águas de seis córregos.
Dos dois equipamentos cedidos pelo DAEE – em parceria com a Prefeitura, que oferecia a mão de obra -, um foi retirado em junho passado e encaminhado para Caieiras. O outro encontra-se em manutenção. A Prefeitura alega já ter realizado a nova requisição e aguarda análise do DAEE.
Apesar da ausência deste equipamento, o diretor do DOADM, Luís Henrique Rodrigues Zanetta, garante que a limpeza, efetuada por uma draga, duas escavadeiras (uma mecânica e outra hidráulica) e um trator-esteira, atendem a demanda do município. "Com estas máquinas, atuamos, mas com mais dificuldade. A parceria precisa ser exercitada com plenitude".
O canal de circunvalação recebe as águas dos córregos Itapegica, Sítio Alto, Japoneses, Cubas, Cavalos, Queromano e Cocaia. Elas passam por baixo da rodovia Presidente Dutra e desembocam às margens da rodovia Ayrton Senna. Por isso, necessita de limpeza constante, de segunda-feira a sábado.
Segundo Zanetta, Guarulhos atua na limpeza do córrego por interesse de seus moradores, que podem ser prejudicados em caso de problemas. "O rio é estadual, a Prefeitura não é responsável direta pela limpeza, mas atuamos por nossos moradores", explica.
Fusca – terça-feira, funcionários que trabalham no local se depararam com uma cena inusitada. Encontraram um Fusca na saída do canal, o que, segundo Zanetta, significa que encontra-se em boas condições de limpeza, já que passou por toda a extensão subterrânea da Dutra. A força das águas que desembocam no canal ajudou a empurrar o Fusca até o local e agora precisará ser retirado.