Cidades

Municípios do Alto Tietê se destacam em evento da Unesco em Cuba

As iniciativas voltadas para a Educação, Cultura e Sustentabilidade aplicadas pelos municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) ganharam destaque no IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento apoiado pela Unesco Mill Aliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O evento que tem como tema “Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da Unesco e Agenda 2030”, foi realizado nesta terça-feira (24) em Havana, capital de Cuba.

O encontro é uma oportunidade para os gestores da Região apresentarem os projetos aplicados de maneira exitosa nas cidades, além de trocarem experiências com representantes de outros países, pesquisadores, especialistas e empresários. A abertura do evento foi feita pelo presidente de honra da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), Miguel Barnet, e pelo representante da Unesco para América Latina e Caribe, Felipe Chibas.

O presidente do Condemat, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, falou do programa Mogi Cidade da Criança, uma política pública que envolve diversas áreas da administração municipal com foco na criação de uma cidade amigável à infância. “Nosso objetivo sempre foi pensar a Mogi das Cruzes do futuro. Agora estamos planejando nossa cidade para os próximos 40 anos. É um desafio, pois estamos pensando o município para os outros gestores também”, destacou.

De Ferraz de Vasconcelos, a prefeita Priscila Gambale apresentou a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, ação inédita que busca aproximar o poder público da população, transformando sua realidade e mapeando suas potencialidades. “Nosso objetivo é conseguir atender e saber também as reais necessidades de cada comunidade, de cada favela”, esclareceu.

Os projetos de incentivo à leitura e ao pensamento crítico promovidos por Guarulhos ganharam espaço no congresso. O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, destacou algumas ações como “Minha Sala de Leitura”, que distribuiu mais de 500 mil livros entre 2018 e 2021, além da iniciativa “Livros Livres Voam” e o programa “Saberes em Casa”, que reúne canais digitais para estimular e proporcionar a aprendizagem. “Esse é um evento muito importante e proporciona a troca de experiências que visam a inovação no mundo todo”, analisou.

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, abordou o programa Recicla Cidade, criado para estimular a coleta seletiva no município que se tornou referência para a Região e garantiu o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em 2022. Além de garantir a destinação correta dos materiais, a ação tem a parte social com a Loja do Bem, que converte os recicláveis em moedas sociais que são usadas nos comércios parceiros. “Esse trabalho já ganhou uma grande dimensão e garantiu vários prêmios, além de reconhecimento nacional”, afirmou.

Suzano mostrou que a cidade aposta em tecnologias para impulsionar a Educação. O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a aquisição de 3,5 mil chromebooks, a implantação da plataforma israelense Matific, o “Google For Education” e a Avaliação Municipal Digital, que aliado com os materiais do sistema SESI, já dão resultados. No ano de retorno presencial das aulas, a alfabetização subiu de 20% para 80%. “Temos mais de 28 mil estudantes, cerca de 1,5 mil professores e 101 unidades educacionais em Suzano. Para este ano, nosso objetivo é chegar a 100% da alfabetização”, reforçou.

O congresso é promovido pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Faculdade de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e Província de Havana do Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e UNEAC.

Posso ajudar?