Cidades

Museu Arte na Rua fará grafites em muros de Guarulhos

Projeto prevê a realização de pinturas dos muros das Subestações de Energia da EDP Bandeirante e produção de vídeos

O projeto Museu Arte na Rua, realizado pela Associação Cultural Quântica Laboratório de Arte Contemporânea, iniciará amanhã e no final de semana (21,22 e 23) as intervenções artísticas nos muros da Subestação de Energia da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, patrocinadora do projeto, no Centro de Guarulhos.

Os participantes do projeto realizarão as intervenções (grafites) nos muros desenhando as linhas e traços que resultarão na nova pintura artística do local. Ainda, alunos de vídeo gravarão a execução dos grafiteiros. Esta será a oportunidade para colocarem em prática as atividades aprendidas em sala como as técnicas de filmagem e iluminação e, após a gravação farão a edição das imagens para montar o vídeo final.

Após a fase de execução da pintura dos muros e filmagem, todo material será reunido em um catálogo com tiragem de 20 mil exemplares que serão distribuídos em locais de grande visibilidade da cidade. Um dos locais será o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Ainda, em 31 de maio, os participantes do Museu Arte na Rua contaram com a presença da artista plástica Rosana Paulino, que desenvolve projetos com questões ligadas a gênero e etnia, notadamente as que envolvem a situação social da mulher negra no Brasil.

 

Sobre as Oficinas

Na oficina de grafite, os alunos aprenderam desde as linhas e traços do desenho até o suporte das tintas, sprays, rolos e stencil. Os participantes realizaram estudos em sala para pintar os muros, buscando expressar suas criatividades.

Já na oficina de vídeo, as aulas incluíram roteiro, plano de filmagem, iluminação, edição e exploração de objetos como câmeras fotográficas, celulares e filmadoras. O desafio maior deste curso será registrar todo o processo de formação e execução das pinturas que serão realizadas em Guarulhos.

 

Sobre o Grafite

Embora a arte de pintar muros tenha a data das antigas civilizações, o grafite ainda era considerado apenas vandalismo. Entretanto, nos dias atuais, este tipo de pintura – que traz a manifestação de palavras de ordem, cores e traços marcantes – ganha status de obra de arte, muitas vezes saindo das ruas para ganhar espaços em galerias e casas.

Neste ano, o MUBE promoveu a II Bienal do Grafite em São Paulo e trouxe à cidade um panorama desta arte pelo mundo convidando artistas do Japão, Estados Unidos, Peru, Holanda e Portugal para atrair as atenções daquilo que antes era "marginalizado".

 

SERVIÇO

Data: 21, 22 e 23 de junho

Hora: das 8 às 18 horas

Local: ETD Centro (Rua Monteiro Lobato, 1.238 – Centro – Guarulhos/SP)

Mais informações: http://museuartenarua.blogspot.com.br/

Posso ajudar?