Variedades

MÚSICA – Conservatório recebe inscrições para Projetos Abertos à Comunidade

O Conservatório Municipal de Guarulhos está recebendo inscrições para o Projetos Abertos à Comunidade.

Os interessados em participar de um dos 23 grupos musicais podem se inscrever gratuitamente no local mediante a apresentação de um documento com foto. A data limite é o dia da entrevista de seleção, que varia de 25 de março a 4 de abril, dependendo do projeto escolhido. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e sábado, das 8h30 às 16h30.

Para a maioria dos projetos é necessário possuir o instrumento, ter domínio do mesmo e ter fluência em leitura musical. A oportunidade é oferecida a pessoas que possuam familiaridade com instrumentos musicais, mas algumas atividades não exigem experiência. É o caso do Coral da Comunidade e Solfejando com a Melhor Idade (iniciação musical e canto para maiores de 50 anos).

Outros projetos são destinados a músicos mais experientes, tanto do Conservatório, quanto da comunidade. São eles: Afina a Toeira, Big Band, Big Band Prata da Casa, Boca no Trombone, Com a Corda Solta, Corda Bamba, Cordas, Para Que Te Quero?, Coral do Conservatório, Camerata, Grupo Ébano, Guarucellos, Interpretando Intérpretes, Ketubá, Musicantiga, Música Vocal com Acompanhamento Instrumental, O Piano – Prática de Conjunto e Correpetição, Orquestra "Cordas Decâmera", Orquestra de Câmara, Piano a Muitas Mãos, Roda de Choro e Quarteto Sonare,


Serviço:
Conservatório Municipal
avenida Tiradentes, 2.521, 1° andar, sala 12, Vila São Jorge.
telefones 2087-7444 ou 2087-7445.


Confira abaixo a descrição completa e demais dados sobre os projetos:
1 – Afina a Toeira
Grupo formado por alunos de viola caipira do Conservatório e aberto a pessoas da comunidade. Explora a sonoridade e o repertório para este instrumento em arranjos instrumentais exclusivos, visitando desde os clássicos da música caipira até compositores contemporâneos. O nome "Afina a Toeira" faz alusão a um dos grandes desafios de quem quer se tornar violeiro: afinar seu instrumento (toeira é o nome da quarta corda da viola). O projeto é aberto a comunidade e quem quiser participar só precisa estar disposto a estudar porque será necessário desenvolver a leitura musical.

Instrumento: Viola Caipira

Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. Ter o instrumento.

Entrevista para seleção: 27/03/2013 – 19h

Início do projeto: 3 de abril (quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Professor coordenador: José Helder

 

2 – Big Band

Grupo criado em 2001, para reunir alunos do Conservatório e músicos profissionais da comunidade, com o intuito de executar peças de elevada dificuldade técnica e divulgar repertório característico e diversificado para esta formação.

Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), Trompetes, Trombones, Bateria, Guitarra, Baixo, Piano e Percussão Popular.

Requisitos: Bom domínio do instrumento, fluência em leitura e conhecimento de improvisação. Ter o instrumento.

Entrevista para seleção: 25 de março – 18h

Início do projeto: 1º de abril (segunda-feira) – das 20h às 22h

Professor coordenador: Marcelo Mendonça

 

3 – Big Band Prata da Casa

Grupo formado em 2005 para atender a crescente demanda de jovens instrumentistas, no aprendizado de diversas linguagens da música popular, em sua forma instrumental.

Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), Trompetes, Trombones, Bateria, Guitarra, Baixo, Piano e Percussão Popular.

Requisitos: Bom domínio do instrumento e fluência em leitura. Ter o instrumento.

Entrevista para seleção: 25 de março – 18h

Início do projeto: 1º de abril (segunda-feira) – das 18h às 20h

Professor coordenador: Marcelo Mendonça

 

4 – Boca no Trombone

Formado por aluno e ex-alunos do Conservatório Municipal, além de trombonistas da cidade, desenvolve extenso repertório para a formação de trombones, abrangendo tanto a música erudita como a música popular.

Instrumentos: Trombones

Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.

Entrevista para seleção: 28 de março – 20h

Início do projeto: 4 de abril (quinta-feira) – das 20h às 21h

Professor coordenador: Silvio Giannetti

 

5 – Com a Corda Solta

Formado por alunos do curso de contrabaixo acústico do Conservatório Municipal visando a prática de música de câmara escrita especialmente para essa formação.

Requisitos: Ser aluno de contrabaixo do Conservatório.

Entrevista para seleção: 27 de março /03/13 – 10h (Quarta-feira)

Início do projeto: 5 de abril (sexta-feira) – das 8h às 10h

Professora coordenadora: Miranda de Sousa

 

6 – Corda Bamba

Tem por objetivo trabalhar repertório de quarteto de cordas, desenvolvendo a pratica de música de câmara e de interpretação musical.

Público-alvo: Estudantes de Violino, Viola e Violoncelo

Requisitos: Nivel intermediário e avançado

Entrevista para seleção: 25 de março – 15h

Início do Projeto: 1º de abril (segunda-feira) – 15h às 17h

Professor coordenador: Fábio Pellegatti

 

7 – Cordas, Para Que Te Quero?

Conjunto de violões que tocam músicas do clássico ao popular, podendo contar com a participação de outros instrumentos. Este projeto propõe a iniciação ao violão e contato com a leitura musical, com a apresentação nos espaços públicos da cidade.

Entrevista para seleção: 27 de março – 14h

Início do projeto: 3 de abril (quarta-feira) – das 14h às 16h

Professora coordenadora: Victor Castellano

 

8 – Coral Comunidade

Grupo aberto à comunidade que visa o aproximação da linguagem musical através do canto coral. Em atividade desde 2006 sob a regência da maestrina Déborah Rossi fazendo um repertório eclético que vai do erudito ao popular.

Não é necessário ter conhecimentos em música.

Entrevista para seleção: 6 de abril – 10h

Início do projeto: 6 de abril (sábado) – das 10h às 12h

Professora coordenadora: Déborah Rossi

 

9 – Coral do Conservatório

Grupo voltado a alunos do Conservatório Municipal, tem um repertório a quatro vozes, com nível de dificuldade intermediário, passando por diversos estilos musicais.

Requisitos: Ser aluno do Conservatório e ter iniciação em leitura de partituras

Entrevista para seleção: 28 de março – 20h

Início do projeto: 4 de abril (quinta-feira) – das 20h às 22h

Professora coordenadora: Déborah Rossi

 

 

10 – Camerata

Este projeto tem como objetivo básico possibilitar ao jovem estudante de música a oportunidade de viver o seu aprendizado musical de forma completa, ou seja, além da formação acadêmica exercitar os conhecimentos técnicos adquiridos. Formado por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade.

Instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.

Requisitos: Possuir instrumento próprio (para os ensaios, o Conservatório empresta o instrumento – violoncelos e contrabaixo acústico) possuir conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.

Entrevista para seleção: 26 de março – 19h

Inicio do Projeto: 2 de abril (terça-feira) – 19h às 22h

Professor coordenador: Celso Franchini

 

11 -Grupo de Ébano

Criado com o objetivo de estimular a troca de experiência entre clarinetistas, este grupo agrega participantes de níveis diferentes e soma em seu repertório obras originais para esta formação, além de arranjos de temas inesquecíveis da música universal. Este projeto destina-se a alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos e pessoas da comunidade que tocam clarineta.

Instrumento: Clarineta Bb (Si bemol – sistema Boitem, 17 chaves e 06 aneis)

Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. É preciso ter o instrumento.

Entrevista: 5 de abril às 16h30

Início do Projeto: 5 de abril (sexta-feira) – das 16h30 às 18h

Professor coordenador: Epitácio Rodrigues

 

12 – Guarucellos

Voltado ao estudante de violoncelo este projeto visa o aprimoramento técnico e interpretação do instrumento.

Público-alvo: Estudantes de Violoncelo

Requisitos: Nivel intermediário e avançado

Entrevista para seleção: 5 de abril – 16h

Inicio do Projeto: 5 de abril (sexta-feira) – 16h às 18h

Professor coordenador: Fábio Pellegatti

 

13 – Interpretando Intérpretes

Este projeto destina-se a oferecer ferramentas complementares de auxilio ao desenvolvimento de uma interpretação consciente da música pela via de observação de boas interpretações, não se restringindo a questões técnicas de abordagem instrumental ou vocal. Estimula os jovens intérpretes a investigação intelectual do papel histórico e estético desempenhado pelos compositores analisados.

Instrumento: Piano

Requisitos: Leitura musical e domínio básico de seu código de escrita.

Entrevista para seleção: 28 de março – 18h30

Início do projeto: 4 de abril (quinta-feira) – 18h30 às 21h30

Professor coordenador: Renato Figueiredo

 

14 – Ketubá (Percussão alternativa)

Grupo de percussão que tem como proposta a experimentação sonora com material alternativo (plástico, ferro e madeira) atuando na construção da música do cotidiano. Parte do princípio de que a música é um discurso, faz uma metáfora entre sons e história. O grupo se destaca pela capacidade de variação e transformação de temas. Possui forte influência da música afro e da cultura de rua. Têm em sua formação alunos do Conservatório e pessoas da comunidade local.

Entrevista para seleção: 6 de abril – 12h

Início do projeto: 6 de abril (sábado) – 12h às 14h

Professor coordenador: Fábio Bonvenuto.

 

15 – Musicantiga

O ensino de baixo contínuo para pianistas é de extrema importância uma vez que o aluno aprende a ler a harmonia através da linha de baixo, o que lhe dá condições de aprender a entender a improvisação e o estilo da música do século 18, que é o pilar e a base de toda a música erudita. Este projeto beneficia todos os instrumentistas pois alia o estudo teórico, a leitura de tratados da época e a prática de conjunto, já que a natureza desta música é camerística.

Requisitos: Ser aluno do Conservatório a partir do 4º ano

Entrevista para seleção: 25 de março – 19h

Início do projeto: 1º de abril (segunda-feira) – das 19h às 22h

Professora coordenadora: Isabel Kanji

 

16 – Música Vocal com Acompanhamento Instrumental

Este projeto aborda a prática vocal de câmara de diferentes estilos, épocas e origens. Destinado aos alunos do Conservatório e pessoas da comunidade

Requisitos: Pessoas que cantem com leitura de partitura

Entrevista: 27 de março – 19h

Início do Projeto: 3 de abril (quarta-feira) – 19h às 21h

Professor coordenador: Adriano Vasconcelos

 

17 – O Piano: Prática de Conjunto e correpetição

Este projeto visa o aprendizagem da prática musical em conjunto, com foco na figura do pianista em suas múltiplas habilidades: o co-repetidor, o acompanhador, o camerista. Destinados aos alunos e ex-alunos de piano, cantores e demais instrumentistas do Conservatório.

Requisitos: Ser aluno ou ex-aluno do Conservatório

Entrevista para seleção: 5 de abril – 15h30

Início do projeto: 5 de abril (sexta-feira) – 15h30 às 18h30

Professora coordenadora: Maria Emilia

 

18 – Orquestra "Cordas Decâmera"

Este projeto é voltado a alunos com nível médio ou avançado em instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) que desejem se aprimorar no repertório para esta formação. Destinado a alunos e ex-alunos do Conservatório, podendo também absorver pessoas da comunidade.

Requisitos: Nível médio ou avançado na prática do instrumento

Entrevista para seleção: 5 de abril – 14h

Início do projeto: 5 de abril (sexta-feira) – 14h às 16h

Professor coordenador: Renato Kutner

 

19 – Orquestra de Câmara

Formada por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade, tem por objetivo a prática da música de concerto escrita originalmente ou em arranjos para essa formação.

Instrumentos: Flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trombone, trompete, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão.

Requisitos: Possuir instrumento próprio (para os ensaios o Conservatório empresta violoncelos, contrabaixo acústico e instrumentos de percussão), possuir conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.

Entrevista para seleção: 27 de março – 16h

Início do projeto: 3 de abril (quarta-feira) – das 16h às 18h

Professores coordenadores: Miranda Souza, Ana Flávia e Fabio Pellegatti

 

20 – Piano a Muitas Mãos

Projeto voltado para a integração de alunos de piano através da execução de peças musicais a quatro, seis ou oito mãos, a um ou dois pianos. Destinado a alunos de piano do Conservatório e pessoas da comunidade.

Requisitos: Pessoas que tenham domínio na leitura musical e sejam estudantes de piano.

Entrevista para seleção: 26 de março – 15h

Inicio do Projeto: 2 de abril (terça-feira) – 15h às 17h

Professora coordenadora: Neusa D´Ypollito

 

21 – Roda de Choro

Este é um projeto idealizado visando a integração dos apreciadores do Choro, sejam eles músicos profissionais, amadores, estudantes de música, compositores, ou simplesmente ouvintes. Voltado aos alunos e professores do Conservatório, bem como para a comunidade em geral. É necessário que a pessoa interessada em participar, tocando, tenha um conhecimento básico de seu instrumento. Todas as pessoas da comunidade podem participar da Roda de Coro como ouvintes.

Requisitos: Não é necessário conhecimento de leitura e escrita musicais. É preciso ter o instrumento.

Entrevista: 25 de março – às 20h

Início do Projeto: 1º de abril (segunda-feira) – das 20h as 22h

Professor coordenador: João Geraldo e Samuel Cardoso

 

22 – Projeto Solfejando com a Melhor Idade

Tem por objetivo dar iniciação musical, conceitos básicos de teoria e ensinar leitura musical.

Público-alvo: Alunos do Conservatório e pessoas da comunidade com mais de 50 anos e que gostem de cantar.

Entrevista: 28 de março – 9h

Inicio do Projeto: 28 de março (quinta-feira) – 9h às 12h

Professor coordenador: Clarice Lopérgolo Aguiar

 

23 – Quarteto Sonare de Violões

Formado por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade, tem o objetivo de desenvolver a música de câmara através de um repertório bastante diversificado. Este grupo tem o intuito de desenvolver trabalho em conjunto, proporcionando aos integrantes a oportunidade de fazer crescer a capacidade de tocar em grupo.

Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.

Entrevista para seleção: 26 de março – 19h

Início do projeto: 2 de abril (terça-feira) – das 19h às 21h

Professora coordenadora: Maria Penha Soares

Posso ajudar?