O prefeito Guti, acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, participou nesta quinta-feira (12) do 3º Mutirão da Tarifa Social de Energia Elétrica, que reuniu um público de aproximadamente 230 pessoas no Teatro do Adamastor Centro. A iniciativa da Prefeitura, viabilizada pela Assistência Social em parceria com a EDP, possibilita desconto na conta de luz aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)/Bolsa Família ou que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). A Pasta distribuiu previamente 763 formulários aos interessados que se enquadram no perfil do benefício.
Guti explicou que a Tarifa Social de Energia Elétrica é concedida às famílias que recebem meio salário mínimo per capita ou às beneficiárias do BPC (caso de pessoa com deficiência ou idosos acima de 65 anos). “Sempre falei para meu time que precisamos atender quem mais precisa, os mais vulneráveis. E este é o caso: o benefício é uma forma que temos para desonerar para que as pessoas gastem menos com sobrevivência e consigam dar mais qualidade de vida para suas famílias”, destacou o prefeito, que enumerou também os avanços obtidos na sua gestão, como o congelamento do IPTU, a recuperação financeira do município, o fim do rodízio de água, a descentralização do Bolsa Família com atendimento nos bairros, entre outros.
A secretário Viterale explicou que o programa Tarifa Social de Energia Elétrica é federal. “Contudo, ele é gerenciado pelos municípios. Nunca havia sido gerenciado por Guarulhos, até que em 2017 o prefeito assumiu e solicitou sua implantação. Desta forma, estamos levando políticas públicas para a população que de fato precisa através desses mutirões que temos promovido. Iremos realizar outros até o fim do ano. Agradeço à EDP pela parceria e pelo apoio”, disse.
O evento contou ainda com apresentações de coral e dança de integrantes do programa Jovens em Ação, da cantora Tânia Crisalper e do violinista Ricardo Guarel.