O estado de São Paulo abriga nas áreas cobertas pela rede de escritórios regionais do Sebrae uma população de 41 milhões de habitantes, 2,02 milhões de micro e pequenas empresas, incluindo comércio, serviços, indústrias e pequenas propriedades rurais e 822 mil empreendedores individuais. No sábado, 5 de outubro, para comemorar o Dia do Empreendedor, ação inédita da entidade manterá abertos todos os 33 escritórios (capital e interior e região metropolitana) e mais 11 pontos de atendimento da capital, das 9h às 17h, levando orientação gratuita sobre gestão a quem já tem empresa e aos que sonham deixar de ser empregados e abrir seu próprio negócio.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, que além da cidade de Guarulhos atende os municípios de Arujá, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Mairiporã, Piracaia e Santa Isabel, fica na Avenida Esperança, 176, no Centro, também funcionará das 9 às 17 horas.
Além da realização de palestras especiais destacando temas de gestão, tendências e oportunidades de mercado, mais de 300 consultores estarão a postos para tirar dúvidas sobre assuntos que geram dificuldades no dia a dia da maioria das empresas como finanças, marketing, gestão de pessoas, questões jurídicas e de administração geral. O atendimento pelo 0800 570 0800 também funcionará excepcionalmente no sábado, das 9 às 17 horas.
Estacionadas em pontos de grande circulação de pessoas e em bairros mais afastados das unidades de atendimento na capital e grande São Paulo, estarão em operação 15 unidades do Sebrae Móvel – verdadeiros escritórios sobre rodas, equipados com TV, internet, material informativo e dois consultores por veículo. O atendimento é gratuito.
Em Arujá, o Sebrae-Móvel estará na Praça do Coreto, no centro e, em Atibaia, na Praça das Diretas, também no Centro. Sempre das 9 às 17 horas.
Responsáveis em grande medida pelo desenvolvimento e riqueza do estado e com foco principal no mercado doméstico, os pequenos negócios somam 99% das empresas, geram 25% do PIB, 52% dos empregos formais e 40% dos salários pagos pelo setor privado.
“Nosso objetivo com essa ação é mostrar o trabalho da entidade e, ao mesmo tempo, comemorar a data abrindo mais uma de oportunidade de atendimento a quem quer empreender e a milhares de empreendedores, como donos de padarias, bares, restaurantes, indústrias de pequeno porte, prestadores de serviços e varejistas, que muitas vezes ainda não conhecem nossos produtos e serviços, a maioria totalmente gratuitos, ou não têm tempo para procurar orientação presencial em um dos escritórios”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Data especial para as MPEs
Em 5 de outubro de 1999, quando o governo Fernando Henrique Cardoso instituiu a lei 9.841, nasceu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O documento revogava o decreto anterior a respeito do tema (9.317/1996), que dispunha sobre o regime tributário dessas companhias e criava também o Simples Nacional. De acordo com o texto, o então novo registro vinha assegurar às pequenas empresas um tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Constituição Federal. O estatuto de 1999, que deu origem à data na qual o Dia do Empreendedor é comemorado, valeu até a assinatura da lei complementar 123/2006. Sancionada pelo governo Lula, a lei surgiu para tratar de critérios que definissem as micro e pequenas empresas, como suas faixas de rendimento anual e formas pelas quais elas pagariam os tributos. O texto seria novamente alterado em 10 de novembro de 2011, pela lei 139, que vigora até hoje.