Saúde

Mutirão para teste de HIV tem início nesta terça-feira em UBS

As Unidades de Postos de Saúde (UBS) de Guarulhos vão realizar nesta terça-feira um mutirão para testes gratuitos de detecção do vírus HIV - que causa a AIDS - no organismo.

Com o intuito de intensificar os diagnósticos precocemente, as unidades já começaram a fazer a divulgação com cartazes nesta semana. O exame pode ser feito em qualquer posto de saúde, entre segunda e sexta-feira e o mutirão vai até primeiro de dezembro de 2010 – Dia Mundial de Combate à Aids. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado do teste sai no período de 15 dias.

O mutirão faz parte da campanha "Fique Sabendo", que tem como parceira a Secretaria de Estado de Saúde. Segundo informações da Pasta, a campanha pretende estimular as pessoas que nunca fizeram o exame do HIV e diagnosticar a doença o quanto antes. Além disto, informou que todas as pessoas podem fazer os exames, independentes da cor, idade e da orientação sexual.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que cerca de 120 mil exames serão realizados em todas as cidades que aderiram à campanha. A campanha ainda vai contar com atendimentos psicológicos e de assistências sociais para as pessoas infectadas com o vírus.

Conforme publicado pelo Guarulhos Hoje no dia 13 de agosto, estima-se que quatro mil pessoas convivem com o vírus da doença em Guarulhos. A cada ano tem havido diminuição de números de ocorrências de pessoas infectados com HIV na cidade. Em 2007 o município registrou 253, em 2009 houve 171 ocorrências e em janeiro de 2010 até agosto foram registrados 32 novos casos.

A HIV é responsável por atacar o sistema imunológico, que defende o organismo de doença. As pessoas que tem HIV não necessariamente já desenvolveram Aids. Há casos de pessoas que convivem anos sem desenvolver a doença ou apresentar qualquer sintoma.


Posso ajudar?