No mês mundial do combate à mortalidade por câncer de mama, o Instituto Avon, a Prefeitura de Guarulhos e a Cruz Vermelha realizam um mutirão da saúde no dia 3 de outubro, com objetivo de chamar a atenção para a importância da realização de exames frequentes e da detecção precoce do câncer de mama.
Nessa data, o Parque Bosque Maia recebe uma equipe da Cruz Vermelha que dará palestras sobre detecção precoce do câncer de mama, câncer do colo do útero e HPV, além de aferição da pressão arterial, teste de glicemia e HIV. Alunos do curso de Educação Física da Unimesp também estarão presentes para a realização de atividades físicas junto à população. São esperadas cerca de 2 mil pessoas para a ação.
Uma tenda do Instituto Avon estará no local para divulgação da campanha Linha 180 – Seu Brilho Natural de Volta, que foi criada para disseminar o número da Central de Atendimento à Mulher, criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, para atender denúncias de violência contra a mulher por meio do telefone 180. No local, revendedoras da Avon distribuirão materiais informativos sobre enfrentamento da violência doméstica e orientarão as mulheres a denunciarem casos de agressão.
A mastologista Rita Dardes, consultora médica do Instituto Avon, alerta para a importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames dentro do período anual
recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, para que a doença seja detectada em estágio inicial. “Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda perdem suas vidas devido à detecção tardia da doença e início tardio do tratamento. A boa notícia é que cerca de 30% dessas perdas podem ser evitadas por meio de rastreamento mamográfico, ou seja, realizando a mamografia periodicamente, mesmo em mulheres que não aparentam nenhum sintoma da doença”, explica a mastologista.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia.
Além das ações em Guarulhos, cerca de outras 600 mobilizações acontecerão em todo o país durante o mês de outubro. São caminhadas, corridas, palestras, encontros e ações para conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos. Essas iniciativas contam com a participação especial de boa parte dos 1,5 milhão de revendedores autônomos de produtos, além de funcionários da empresa e parceiros.
Giro pela Vida
Em São Paulo, entre os dias 2 e 12 de outubro, o Instituto Avon realiza a 3ª edição do Giro pela Vida em um dos principais cartões postais da capital, o Parque Ibirapuera, levando ao local uma roda gigante iluminada de cor-de-rosa. Na ocasião, além de se informar, mulheres com mais de 40 anos que visitarem o espaço poderão realizar mamografia gratuita em uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, estacionada no parque, ao lado da roda. O objetivo da ação Giro pela Vida é chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, que pode aumentar as chances de cura da doença em até 90%.
Avon Contra o Câncer de Mama
Desde 2003, quando foi lançada a campanha Avon contra o Câncer de Mama no Brasil, já foram doados R$ 55 milhões para 120 projetos voltados para iniciativas de detecção precoce do câncer de mama, incluindo pesquisas, distribuição de materiais informativos, doações de equipamentos, treinamentos e criação de centros de detecção.
Em parcerias com organizações de referência que fazem o atendimento pelo SUS, o Instituto Avon viabilizou o surgimento de centros de detecção precoce, que reúnem todos os exames para saúde da mama em um só local. Já são nove centros: Barretos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Goiânia (GO), Uberaba (MG), São Paulo (SP) e Porto Velho (RO).
Como resultado dessas parcerias e de outros projetos colocados em prática ao longo de mais de uma década de trabalho, milhões de brasileiras foram incluídas pela rede pública de saúde nos exames preventivos do câncer de mama. Essas parcerias do Instituto Avon permitiram a realização de mais de 1,7 milhão de mamografias e 320 mil ultrassonografias. Entre os exames realizados, a doença foi encontrada em mais de 25 mil casos que foram encaminhados para o tratamento nos principais centros oncológicos do país.
Para que esses projetos se realizem, o papel do revendedor Avon é fundamental. Em todo o Brasil, são 1,5 milhão de pessoas comprometidas a levar a mulheres e homens mais que produtos de beleza. Por meio da venda de produtos com lucro revertido à campanha Avon Contra o Câncer de Mama, eles contribuem para os projetos e ao mesmo tornam-se multiplicadores, alertando para os cuidados que a mulher deve ter.
Serviço
Dia: 03.10.15
Horário: 09h às 14h
Local: Bosque Maia
Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n° – Centro