Internacional

Na Itália, assessor da prefeita de Roma é preso por suspeita de corrupção

A polícia italiana prendeu nesta sexta-feira um importante assessor da prefeita de Roma, no âmbito de uma investigação por suposta corrupção. O episódio é mais um revés para a política mais importante do Movimento Cinco Estrelas. O assessor detido foi Raffaele Marra, chefe de gabinete da prefeitura da capital italiana e considerado mão direita da prefeita, Virginia Raggi.

Marra foi detido em uma investigação por negócios realizados em 2013, quando ele trabalhava para um governo anterior. A prisão ocorre um dia após a polícia fazer buscas na prefeitura e apreender registros sobre nomeações polêmicas na cidade e também depois da renúncia do principal assessor ambiental da prefeita, implicado em outra investigação.

O governo da prefeita está sob pressão. Raggi detém o cargo mais destacado do populista Movimento Cinco Estrelas, que pede novas eleições presidenciais após a crise política que levou à formação de um novo Executivo.

Já em Milão, o prefeito Giuseppe Sala anunciou que se afastaria do cargo em meio a uma investigação por contratos para a Expo 2015, que ele comandou antes de se eleger para o cargo público. Sala disse em comunicado no fim da quinta-feira que foi notificado apenas pela imprensa e que não sabia sobre as alegações contra ele. O nome de Sala foi adicionado a uma lista de suspeitos após um magistrado recusar um pedido da procuradoria de arquivar o caso. O promotor-chefe de Milão, que assumiu o processo, pediu mais seis meses para concluir sua investigação. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?