Estadão

Na Itália, órgão regulador multa Amazon e British American Tobacco por propagandas sobre tabaco

A Autoridade de Competitividade da Itália, conhecida como AGCM, multou a Amazon e a British American Tobacco por enganar consumidores ao promover propagandas sobre os dispositivos de tabaco aquecido Glo Hyper sem destacar os riscos potenciais para a saúde.

Em nota, a AGCM afirma que as empresas violaram artigos do Código do Consumidor italiano ao anunciar o Glo Hyper X2 e o Glo Hyper air apenas como dispositivos eletrônicos e com foco no design, ignorando a funcionalidade de consumo de tabaco e avisos importantes, como classificação etária. "Essa é uma conduta seriamente enganosa que induz o consumidor a comprar um produto que apresenta riscos à saúde e é proibido para menores de idade", enfatizou o órgão regulador.

A Amazon foi multada em 1 milhão de euros e a British American Tobacco em 6 milhões de euros. A decisão ocorre quase um ano depois que a AGCM abriu uma investigação sobre as empresas em relação às suas práticas de publicidade. Ambas as empresas alegaram que vão recorrer da decisão e afirmaram seguir regras de conduta na comercialização dos dispositivos.

<b>Alternativa ao cigarro</b>

Os dispositivos de tabaco aquecido costumam ser comercializados como alternativa ao cigarro tradicional por, entre outros fatores, não emitir fumaça. Contudo, os produtos ainda contém substâncias tóxicas e potencialmente nocivas para a saúde. *Com informações da Dow Jones Newswires.

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