"Foi, sim, uma fatalidade". Assim o namorado de Luana Andrade, empresário e influenciador João Hadad, resume a morte da modelo, empresária e assistente de palco no <i>Domingo Legal</i> do SBT. Ele e a sogra, Luciana Andrade, concederam entrevista neste domingo, 12, ao <i>Fantástico</i>, da Globo, na qual deram detalhes do que deu errado na cirurgia de lipoaspiração da jovem de 29 anos.
A modelo tinha lipedema. Uma doença cardiovascular que provoca inflamação no tecido adiposo e cria gordura localizada. Em Luana, o distúrbio se manifestou no joelho, gerando incômodo por causa da gordurinha que aparecia ali.
Com um tempo, o lipedema também causa dores. E por isso a influenciadora decidiu pela lipoaspiração no joelho. "Foi chegando um momento que isso foi aumentando o incômodo, que já tinha trabalho que ela não conseguia fazer mais", diz o namorado. A partir daí, ele conta que passaram cerca de um ano procurando profissionais para fazer a cirurgia.
"Vocês não têm noção o quanto ela era cautelosa com tudo", completa a mãe. A causa da morte da influenciadora foi "embolia pulmonar maciça", acarretada por uma trombose. Durante a cirurgia, um coágulo se desprendeu da região das pernas e atrapalhou o funcionamento dos pulmões, o que levou a paradas cardíacas.
A família não questiona a conduta médica: "acreditamos em tudo que nos foi passado naquele momento. Foi passado tudo de forma segura, que não houve questionamentos. O que nos passaram foi sim uma fatalidade", conclui João.
<b>Amiga já tinha revelado condição crônica</b>
No último dia 9 a amiga de Luana Brenda Paixão já tinha revelado a condição de saúde da modelo que a fez buscar a lipoaspiração no joelho. Em stories no Instagram, Brenda afirmou que Luana havia compartilhado o desconforto causado pela doença crônica.
"Falava sobre essa cirurgia desde a época do <i>Power</i>. Sempre foi sua vontade remover, falou sobre isso comigo algumas vezes. Trazia muitas inseguranças para ela, sabe?", disse. Ambas participaram da mesma edição do reality show <i>Power Couple</i>, da Record TV.