Variedades

Naninha: “Palco de samba não é instituto de beleza”

Sambista do Bar Brahma vem a Guarulhos em setembro

"Sempre fui viciado em comer banana, daí o apelido de ‘Bananinha, que depois virou Naninha mesmo", diz o sambista Milton Bezerra Vanderlei, 38 anos, quando perguntado sobre seu apelido. Nascido na cidade de São Paulo, segundo ele mesmo, "na quadra da Vila Maria", escola de samba da qual é um dos diretores musicais, o músico e compositor começou sua carreira no samba aos 17 anos, mas desde os sete já arranhava um pouco da música que o tornaria conhecido.

Atração fixa aos sábados no Bar Brahma, localizado no centro da Capital, Naninha, ou Naninha da Vila como também é conhecido, destaca que as apresentações foram importantes para sua carreira. "Tocava no Consulado da Cerveja, quando o Álvaro, proprietário do Brahma, foi em uma das apresentações e me convidou pra lá. Isso já tem 10 anos", explica.

O primeiro CD solo do músico, lançado em 2010, chama-se "Bar Brahma Apresenta Naninha" e traz músicas próprias e homenagens. Antes do trabalho individual, o artista esteve nos volumes 1,2,3 e 4 dos CDs "Pagode de Mesa do Terra Brasil", em "Melhores do Ano 2009", e fez uma participação no álbum do grupo "Um Só Ideal".

Adepto do "samba de raiz", o sambista elenca entre seus ídolos – e influências – Cartola, Nelson do Cavaquinho, Noel Rosa e Martinho Da Vila, entre outros. Embora admire vários grupos e artistas atuais, Naninha acredita que alguns não conhecem o verdadeiro samba. "Palco não é instituto de beleza, não é uma questão de fama, mas de trabalho duro e respeito".

Ele é padrinho do grupo guarulhense "Pirô de Vez", com o qual já se apresentou várias vezes. Quando a questão muda para alguém com quem ele gostaria de ter se apresentado, mas não teve chance, a resposta vem rapidamente: João Nogueira, falecido em 2010, pai do também músico Diogo Nogueira.

Aos que estão no início da carreira musical, ele recomenda paciência e sensatez. "Eu mesmo já pensei em parar algumas vezes, mas o amor ao samba terminou vencendo", diz. A partir de setembro, o músico irá se apresentar, semanalmente, em Guarulhos, na Tabacaria Restaurante e Bar Clara Morena (Rua Caetano DAndrea, 250, Jardim Maia).

No dia 6 de setembro, Naninha vai se apresentar no "Nosso Clube" Vila Galvão, em companhia da Banda Nova Morada. No repertório, clássicos de Cartola, Nelson Cavaquinho, Fundo de Quintal, entre outros, além das composições do próprio sambista.

Serviço
Naninha da Vila e Banda Nova Morada
Local: Nosso Clube Vila Galvão – Rua Santo Antônio, n° 937, Vila Galvão – Guarulhos
Data e horário: 6 de setembro, a partir das 20h. Reservas, com antecedência, de mesas para 10 pessoas (não há ingressos avulsos) pelo telefone (11) 2823-0800.

Posso ajudar?