Cidades

Não é bem isso

Esta semana publicamos aqui a fala do secretário de Finanças, Nestor Seabra, que durante audiência pública realizada na Câmara Municipal afirmou que este ano houve grande redução no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, feito pelo Estado a Guarulhos e aos demais municípios. Além disso, Seabra afirmou com todas as letras que a porcentagem do ICMS representava 35% da arrecadação total da cidade.


Contraditório


Entretanto recebemos de uma leitora atenta, documentos que apontam que o repasse do ICMS informado pelo secretário não condiz com a realidade. Acessando o site da Secretaria da Fazenda verifica-se que apesar de haver uma queda na sua arrecadação, nota-se que para Guarulhos os valores já superam os do ano passado. Além disso, o repasse do ICMS compõe aproximadamente 50% da receita municipal, como se vê no próprio site da Prefeitura. Parece que Nestor Seabra está um pouco perdido.


Não gostou


Esta semana também publicamos que a vice-presidente do Democratas de Guarulhos, Francislene Assis de Almeida, aparece no site do TSE como uma das principais doadoras financeiras do prefeito Almeida (PT) e que também figura na relação do tucano Carlos Roberto, juntamente com seu irmão. Em nota, a assessoria de Francislene afirma que ela está dando sequência na prática adotada pela família Assis de Almeida de realizar doações eleitorais, conforme permite e determina a Lei Eleitoral. Além disso, o texto afirma que a empresária efetivou doações aos candidatos que pediram ajuda, comum em campanha eleitoral.


Também não gostou


Já o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM) enviou nota informando que nos 14 anos de sua carreira política, nunca agiu de má-fé ou de forma rasteira e inescrupulosa como indicou  essa coluna. Segundo o texto, em momento algum Eli Corrêa quis e muito menos tentou subtrair Alan Neto da presidência do DEM de Guarulhos. Além do mais, Francislene Assis de Almeida Corrêa nunca buscou ingressar na vida pública.


Sustentando a informação


Apesar das reclamações, vale ressaltar que fomos procurados pessoalmente por integrantes do DEM guarulhense, que disseram estar perplexos de ver que a sua vice presidente vinha colaborando com as campanhas políticas dos principais adversários e que não achavam correto ela se omitir em relação ao próprio partido. Além disso, fonte segura ligada ao PSDB reafirmou na tarde de ontem que os tucanos foram procurados sim pelo casal Francislene e Eli Correa durante as convenções, afim de emplacarem o nome da esposa do deputado como vice de Carlos Roberto. Em momento algum citamos que o deputado quis subtrair Alan Neto da presidência do DEM, apesar do assunto ter sido comentado nos bastidores da Executiva Estadual.

Posso ajudar?