O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta quarta-feira, 31, que parcerias são bem-vindas e a empresa tem algumas bem-sucedidas em exploração e produção. Agora, a expectativa é de busca de parcerias em outras áreas, como no refino. “Não é bom para o País a Petrobras ter 100% do monopólio no refino”, disse Parenteno Fórum de Investimentos Brasil.
Ele também falou que, com as parcerias, além de recursos para a Petrobras, a expectativa é de novos investimentos para o País, na ordem de US$ 40 bilhões.
Parente lembrou que a empresa vem de um dos momentos mais complexos e delicados da sua história e que, apesar disso, os resultados operacionais têm sido positivos, com margens operacionais positivas. Reiterou, porém, que o tamanho da dívida da petroleira não permite “relaxar”.
Preço
O presidente da Petrobras disse não acreditar em um mundo com petróleo a US$ 100 o barril, como chegou a ser observado no passado, mas também não vislumbra uma situação em que o preço recue ainda mais em relação aos patamares de preços atuais, tendo em vista os acordos existentes entre membros da Opep e outros grandes produtores para manter a produção nos níveis atuais.
Ele citou que organismos relevantes internacionais divulgaram recentes pesquisas indicando que em 2020 a 2021 haverá uma pressão de demanda derivada da redução dos investimentos das companhias tradicionais de petróleo entre 2014 e 2015, da ordem de 25%.