Nada melhor do que um jogo atrás do outro, com um pequeno intervalo de tempo, para uma equipe mostrar reação. Nesta terça-feira, três dias depois da derrota para a Internazionale, em Milão, o Napoli entrou em campo em sua casa, no estádio San Paolo, e não deu qualquer chance para o Bologna: 6 a 0, na abertura da 34.ª rodada do Campeonato Italiano, em Nápoles. O grande destaque foi o atacante belga Dries Mertens, autor de três gols e duas assistências.
Com a vitória, o Napoli impediu que a Juventus tivesse a chance de conquistar o pentacampeonato nesta quarta-feira, quando recebe a Lazio. O time de Turim tem 79 pontos contra 73 dos napolitanos, mais interessados agora em garantir a segunda posição, que vale vaga direta na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa – são oito pontos de vantagem para a Roma, a terceira colocada, que em casa joga contra o Torino, nesta rodada, e contra o Napoli em um confronto direto na próxima segunda.
Em campo, foi um show de Mertens e também do atacante Gabbiadini. O italiano, substituto do suspenso argentino Higuaín – que volta na próxima partida -, marcou os dois primeiros gols, ambos no primeiro tempo. Aos 10 minutos, recebeu ótimo passe de Mertens e bateu cruzado na saída do goleiro Mirante. Aos 35, converteu com perfeição um pênalti sofrido pelo espanhol José Callejón.
Na segunda etapa, o Napoli continuou mandando nas ações e aí foi a vez de Mertens balançar as redes. Foram três em sequência – aos 13 minutos, em jogada individual pela esquerda; aos 35, de dentro da área após cruzamento do marroquino El Kaddouri; e aos 43, em um chute da intermediária no ângulo esquerdo de Mirante. No minuto seguinte, o belga deu assistência para o espanhol David López fechar a goleada.
NA ESPANHA – Duas partidas abriram a 34.ª rodada do Campeonato Espanhol. Destaque para o empate do Celta com o Espanyol por 1 a 1, em Barcelona. O resultado deixa a equipe de Vigo na sexta colocação com 54 pontos, mais perto de uma vaga na próxima edição da Liga Europa. O time catalão, em 15.º com 37, está quase livre de qualquer ameaça de rebaixamento.
No outro duelo do dia, o Betis derrotou o Las Palmas por 1 a 0, em casa. Com a vitória, o time de Sevilha subiu para a 11.ª posição com 41 pontos, ultrapassando justamente o rival, que caiu para 12.º com 40.