Cidades

Nas férias, brincadeiras tradicionais perdem espaço para jogos eletrônicos

Jogos online e redes sociais tomam o tempo da garotada durante os dias livres

"Eu gosto de ficar no computador. Fico jogando o dia todo e navegando nas redes sociais". A declaração de Sidney Sanches, 6 anos, reflete uma realidade presenciada desde o crescimento dos grandes avanços tecnológicos. No período das férias, brincadeiras antigas como esconde-esconde, passa-anel, pega-pega, que fizeram parte da infância da geração dos pais de hoje, foram substituídas pelos computadores, internet, vídeo-game e brinquedos eletrônicos na hora da diversão entre crianças e adolescentes.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), 51% das crianças com idade entre 5 e 9 anos usam o computador diariamente e 27% delas declararam ter acesso a internet. E são os jogos online, os responsáveis por 90% dos acessos.

Outro fator é o aumento das redes sociais que já fazem parte da vida de crianças e adolescentes e, no período de férias, esse acesso se intensifica. De acordo com a pesquisa, dos entrevistados, 29% possuem contas em sites de relacionamento. "Eu tenho Orkut, Facebook, MSN e vivo conectada em redes sociais. É onde encontro meus amigos, faço novas amizades. Também posso jogar, aprender coisas novas e é a forma como divirto", ressaltou Débora Dias, 14 anos.

Esse crescimento faz com que escolas e universidades desenvolvam trabalhos para incentivar os jovens a desempenharem outras atividades fora do mundo virtual. Todos os anos, no dia 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Brincar, cujo objetivo é resgatar os antigos jogos e incentivar crianças e adolescentes a desfrutarem das brincadeiras.

"A brincadeira é para todos e auxilia nos adultos, aliviando o estresse, e nas crianças, mobilizando o corpo e a capacidade cognitiva. Além disso, faz com que os pais se aproximem mais dos filhos e os conheçam melhor", ressaltou a coordenadora do curso de Brinquedistas da FIG-Unimesp e uma das responsáveis pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (Núcleo Guarulhos), Sirlândia Reis de O. Teixeira.

Posso ajudar?