Estadão

Índia deve comprar caças e submarinos da França para fortalecer frotas navais

A Índia está planejando comprar caças e submarinos da França, segundo autoridades, em um sinal de como Nova Délhi está mais próxima do Ocidente depois que a guerra na Ucrânia e as sanções a Moscou cortaram o fluxo de armas de fabricação russa.

O governo indiano aprovou hoje a compra de 26 caças Rafale da França em um negócio avaliado em cerca de 520 bilhões de rúpias, equivalente a US$ 6,3 bilhões. Também foi aprovada a compra de três submarinos franco-espanhóis da classe Scorpene, por cerca de 270 bilhões de rúpias, disse uma autoridade indiana.

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, devem anunciar os acordos durante uma visita de dois dias em Paris, que começa na noite de quinta-feira, segundo autoridades francesas e indianas.

Espera-se agora que os dois lados iniciem negociações detalhadas, incluindo o preço final, equipamentos auxiliares, armas e peças sobressalentes para os jatos. O acordo para o submarino inclui transferência substancial de tecnologia para sua construção na Índia.

A Índia amplia sua frota naval à medida que relações com a China ficam cada vez mais tensas. O país já comprou seu equipamento militar principalmente da Rússia, mas nos últimos anos busca diversificar. A guerra de Moscou contra a Ucrânia está corroendo ainda mais a participação da Rússia no comércio global de armas, dizem analistas.

Fonte: Dow Jones Newswires

Posso ajudar?