De setembro a janeiro, o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) arrecadou mais de R$ 85 milhões em negociações que facilitaram o pagamento de dívidas vencidas até o fim de 2018. A iniciativa, que visa a negociar descontos em juros e multas, auxiliou 37 mil contribuintes e viabilizou 10.264 cobranças com anistia total de acréscimos.
A Secretaria da Fazenda de Guarulhos prevê a arrecadação de cerca de R$ 350 milhões com o programa até o fim do pagamento das parcelas vigentes dos acordos. Dividido em três fases, o programa ofereceu descontos definidos a partir da quantidade de parcelas que foram optadas pelos contribuintes (quanto menos, maior a redução).
Para o prefeito Guti, o PPI beneficia todos os contribuintes. “Este é um projeto em que todos ganham, pois auxilia o devedor com a regularização de débitos e a arrecadação é utilizada nos planos de desenvolvimento e melhoria das finanças da cidade”, afirma.
A aposentada Leonice Romão dos Reis, de 69 anos, compareceu ao Fácil durante a primeira fase do programa e obteve êxito no acordo. “Fui muito bem atendida, não esperava tanto. É uma grande ajuda, conseguimos organizar as pendências financeiras que temos na vida, foi muito bom”, afirmou.