As conversas nucleares entre o Irã e seis potências mundiais devem se estender por mais um dia além do limite previamente estabelecido.
Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harf, disse que o secretário John Kerry irá permanecer mais um dia em Lausanne, onde as negociações ocorrem.
“Continuamos a fazer progressos, mas não chegamos ainda a um entendimento político”, disse Marie no final da tarde na Suíça.
O ministro de Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que os negociadores ainda enfrentam uma “negociação dura”, indicando que as conversas podem não terminar tão cedo. “Esta noite teremos novas propostas, novas recomendações. Eu não consigo dizer se haverá o bastante para se chegar a um acordo”, disse.
Já o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, acusou os demais negociadores de terem uma posição política pouco colaborativa. “Eu sempre disse que acordo e pressão não caminham juntos, são mutuamente exclusivos”, disse Zarif. “Então nossos amigos precisam decidir se eles querem conversar com o Irã baseados no respeito ou na pressão.” Fonte: Associated Press.