Cidades

New Fiesta Hatch 2012 – Garoto esperto

Modelo é aproximação da Ford com o público mais jovem

O Ford New Fiesta Hatch é um desses carros que tem cara, jeito e utilidade para um público específico: o jovem. Não é difícil chegar a essa conclusão. O carro é bonito, tem um apelo moderno, um motor forte, além de itens embarcados que vão ao encontro do que quer esse público. O modelo básico (cheio de equipamentos de série) sai por R$ 45.950,00. Se quiser o completinho, com todos os opcionais incluídos, o valor sobe para R$ 52.450,00. Há uma versão intermediária por R$ 48.450,00.

O HOJE avaliou um modelo completo, cedido pela Ford, durante uma semana no habitat natural do modelo: a cidade. Ele é esperto. Arranca com facilidade, graças ao motor 1.6 Sigma que gera uma potência de 115 cv com etanol (a 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (a 6.250 rpm) com baixo consumo e emissões. Tem um câmbio mecânico bem justinho, que garante trocas de marchas bem precisas, ideal para manobras rápidas e retomadas com segurança.

Como não se trata de um carro família, pouco importa ter um porta-malas pequeno. Mesmo assim, os 295 litros disponíveis são de bom tamanho para um modelo hatchback. Também se destaca que os passageiros do banco de trás conseguem se acomodar com razoável nível de conforto.

Para o motorista, um bom número de equipamentos bem à mão. O interior – segundo a Ford – foi projetado para se tornar "uma extensão do corpo do motorista, que se sente como se vestisse o carro. E é mais ou menos isso que acontece. Basta sentar diante do volante para sentir o veículo. Os comandos são bastante intuitivos, sem grandes problemas para entender sua dinâmica.

Equipado com o sistema multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft, tem comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3 players, incluindo uma tela multifuncional de LCD no painel e controles de áudio na direção. Traz de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme.

Design mais do que atraente

Se tem um quesito que o New Fiesta hatch é quase imbatível, é o design. Baseado numa linguagem que a Ford chama de Kinetic, ele chama a atenção pelas formas esculpidas e trabalhadas, com uma proposta que une beleza e eficiência. Assim, não é difícil afirmar tratar-se de um carro moderno e esportivo, justamente o que o público jovem espera.

Na frente, destaque para a grade exclusiva (diferente do modelo Sedan), com faróis alongados e proeminentes, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque. O perfil, com linha de cintura alta, transmite velocidade, modernidade e robustez. Os vincos laterais com maçanetas alinhadas reforçam sua expressão de agilidade.

A traseira do New Fiesta Hatch tem design sofisticado e harmônico, com linhas fortes e marcantes, proporções elegantes e detalhes de requinte que incluem lanternas de superfícies trabalhadas. O aerofólio na cor do veículo, integrado à tampa do porta-malas e ao teto, reforça a esportividade.

O segundo catálogo adiciona freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Na versão completa, oferece 7 airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.

Conteúdo de série

  • antena no teto,
  • aerofólio traseiro,
  • espelhos retrovisores elétricos,
  • luz elevada de freio,
  • rodas de liga leve de 15 polegadas,
  • pneus 185/60 R15,
  • alarme perimétrico,
  • aviso sonoro de faróis acesos,
  • cinto de segurança dianteiro retrátil com ajuste de altura,
  • sistema Ford antifurto EPATS,
  • ganchos para ancoragem de cadeira infantil (LATCH)
  • ar-condicionado,
  • aquecedor,
  • direção elétrica,
  • vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento a um toque para o motorista,
  • trava elétrica das portas com controle remoto,
  • travamento automático das portas a 7 km/h,
  • computador de bordo,
  • tela multifuncional de LCD no painel,
  • CD-player/MP3 com entrada auxiliar,
  • seis alto-falantes
  • conta-giros,
  • coluna de direção com ajuste de altura e profundidade,
  • banco do motorista com ajuste de altura,
  • encostos de cabeça ajustáveis e removíveis,
  • console central integral com porta-objetos,
  • desembaçador do vidro traseiro,
  • para-sóis do motorista e do passageiro com espelho de cortesia,
  • ponto de força 12 V no console,
  • limpador do para-brisa intermitente e com velocidade variável,
  • saídas de ar direcionadas para os bancos traseiros,
  • banco traseiro bipartido, cinco porta-copos (dois dianteiros, um traseiro e dois nas portas dianteiras),
  • porta-objetos nas portas dianteiras,

Opcionais

  • Sync Media System (com CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entrada USB, entrada auxiliar e comando de voz em português para funções de áudio e telefone),
  • dois airbags frontais (motorista e passageiro),
  • sistema de classificação do ocupante,
  • freios ABS com controle eletrônico de estabilidade e tração,
  • assistente de partida em rampa,
  • insertos prateados na direção,
  • ponto adicional de força 12 V no console,
  • cintos de segurança pré-tensionados.
  • bancos de couro,
  • espelhos retrovisores com luzes indicadoras de direção,
  • aquecimento e área para ponto cego,
  • luzes dianteiras de LED com moldura cromada integrada ao para-choque,
  • rodas de liga leve de 16 polegadas,
  • pneus 195/50 R16,
  • revestimento parcial das portas em vinil,
  • apoio de braço integrado ao banco do motorista,
  • luz de leitura traseira,
  • terceiro encosto de cabeça no banco traseiro,
  • porta-revistas no encosto do banco do passageiro.

Ficha técnica

Carroceria

Hatch 5 portas

Motor:

Ford Sigma 1.6 16V Flex

Cilindrada

1.6 (1.596 cm³)

Potência

110 cv a 6.250 rpm (gasolina)

115 cv a 5.500 rpm (etanol)

Torque

155  Nm a 4.250 rpm (gasolina)

159  Nm a 4.250 rpm (etanol)

Transmissão

Manual (5 marchas à frente e ré)

Direção

EPAS, com assistência elétrica

Desempenho

 

Aceleração 0-100 km/h (s):

12,1 (gasolina)/ 11,7 (etanol)

Velocidade máxima

190 km/h

Consumo

11,0 (gasolina)/ 7,5 (etanol) – cidade

13,9 (gasolina)/ 9,3 (etanol) – estrada

Dimensões

 

Comprimento

4.064 mm

Largura com espelhos

1.972 mm

Entre-eixos

2.489 mm

Altura

1.446 mm

Tanque de combustível

47 l

Porta-malas

290 l

Rodas

6×15" ou 6,5×16", de liga leve

Pneus

185/60R15 ou 195/50R16

Preço

R$ 45.950,00 (sem opcionais)