Cinema

New Fiesta Hatch – dos ralis e games para as ruas

Design da novidade da Ford passa modernidade sem perder no conforto

Chega às ruas brasileiras o New Fiesta Hatch, um novo carro da Ford que nada tem a ver com o modelo de mesmo nome que circula por aqui há mais de 15 anos. Trata-se de um compacto Premium, superior, com forte apelo jovem, que promete ser avançado, vibrante e carismático. O modelo, inclusive, já construiu uma imagem vencedora nas pistas, nos games e na internet.

Como representante oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali, o carro subiu ao pódio nas dez etapas já disputadas. Também participa dos X Games e do Rallycross, atuais sensações das competições nos Estados Unidos e Europa, dominando o pódio nesta temporada.

Mas o carisma do New Fiesta não para por aí. Ele figura na série de vídeos Gymkhana do piloto Ken Block, grande sucesso no YouTube, com mais de 36 milhões de acessos no ano passado. O mais novo episódio é o Gymkhana FOUR, que atingiu mais de 1 milhão de acessos no YouTube em menos de 24 horas. Ele pode ser visto no http://youtu.be/btViXvIDsi0. O vídeo rende tributo a filmes clássicos como De Volta para o Futuro, Aliens, Top Gun e Terminator. Ao mesmo tempo, leva o público a um passeio pelos sets de filmagem de Tubarões, Psicose e Guerra dos Mundos, no Universal Studios.

De volta ao mundo real, a Ford quer aproveitar essa aproximação com os jovens para emplacar seu carro por aqui. O carro chega para o consumidor brasileiro novos padrões de tecnologia. Equipado com o exclusivo sistema multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft, tem comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3 players, incluindo uma tela multifuncional de LCD no painel e controles de áudio na direção.

O carro tem ainda sistemas avançados de segurança ativa para prevenir acidentes. Tem controle eletrônico de estabilidade e tração, que atua junto com o ABS para manter a estabilidade em situações imprevistas, como inclinação ou derrapagem em curvas.

A direção com assistência elétrica ajusta automaticamente o esforço à velocidade do veículo e filtra oscilações da pista para uma condução mais confortável. Além disso, economiza combustível e dispensa o uso de óleo, contribuindo para a sustentabilidade.

Motor 1.6 oferece até 115 cv de potência

Para não decepcionar, o New Fiesta Hatch é equipado com o motor Sigma 1.6 Flex e transmissão IB5, que garantem um desempenho ágil, econômico e grande durabilidade. Com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, o motor Sigma se caracteriza pela ampla curva de torque, com funcionamento elástico e silencioso. Ele gera potência de 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina e leva o carro à velocidade máxima de 190 km/h.

A transmissão IB5, com estrutura leve de alumínio e embreagem com acionamento hidráulico, traz relações de marcha otimizadas. Além de aproveitar ao máximo a força do motor, ela contribui para a economia de combustível. O carro apresenta um consumo médio ponderado de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol, já ajustados segundo as normas do Conpet.

Versão de entrada sai por R$ 48.950,00

Por R$ 48.950,00, o New Fiesta Hatch 2012 traz de série em sua versão de entrada ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme.

O primeiro grupo de opcionais, que já custa R$ 51.950,00, inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Na versão completa, por R$ 54.950,00, o carro vem com sete airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.

Design transpira modernidade

Para atrair consumidores jovens, de cara, um design que chama a atenção, com formas esculpidas e trabalhadas dentro da linguagem Ford Kinetic, que tenta passar uma proposta que une beleza e eficiência com perfeição.

O New Fiesta Hatch tem uma frente impactante, marcada por uma grade exclusiva (diferente do modelo Sedan), com faróis alongados e proeminentes, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.

O perfil ascendente, com linha de cintura alta, transmite velocidade, modernidade e robustez. Os vincos laterais com maçanetas alinhadas reforçam sua expressão de agilidade. O design inteligente aplicado ao veículo busca em todos os detalhes a união da beleza e eficiência. Exemplo disso são os espelhos retrovisores de área ampliada, com sistema de aquecimento e piscas integrados. Ele também traz duas rodas de liga leve, com linguagens diferentes: uma de 15 polegadas com oito raios e outra novíssima, de 16 polegadas, com cinco raios em Y.

A traseira do New Fiesta Hatch tem design sofisticado e harmônico, com linhas fortes e marcantes, proporções elegantes e detalhes de requinte que incluem lanternas de superfícies trabalhadas. O aerofólio na cor do veículo, integrado à tampa do porta-malas e ao teto, reforça a esportividade.

Posso ajudar?