O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Guarulhos (região composta por quatro municípios) apresentou resultado negativo no mês de janeiro. A variação ficou em -1,12%, o que significou uma redução de aproximadamente 1.350 postos de trabalho. Em 12 meses, o acumulado de -3,35%, representou perda de aproximadamente 4.200 postos de trabalho.
O índice do nível de emprego industrial do Ciesp em Guarulhos foi influenciado pelas variações negativas do setor de Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (-3,09%) Produtos de Borracha e Plástico (-2,17%), Produtos Químicos (-0,28%), Veículos Automotores e Autopeças (-0,12%) e Produtos de Metal, exceto Maquinas e Equipamentos (-0,03%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região.
Para Luis Carlos Teodoro, diretor titular do Ciesp Guarulhos, as indústrias da região, que em sua grande maioria tem perfil manufatureiro, estão amargando forte desaceleração em sua produção, decorrente da importação desenfreada de produtos asiáticos. Segundo ele, os produtos brasileiros perdem a competitividade com os importados em decorrência da carga tributária, encargos sociais, juros, infra-estrutura, guerra fiscal que são alguns entre outros motivos que os encarecem.
"O reflexo disso em nossa região é o fechamento de 1350 postos de trabalho em janeiro/2012 e 4200 no último ano. É triste dizer, mas se o governo federal não tomar nenhuma atitude que obstaculize as importações, a tendência é piorar com o decorrer do tempo", disse o diretor titular do Ciesp Guarulhos.