Cidades Educação

No final da gestão Guti, Guarulhos obteve 3º maior crescimento do Ideb entre grandes municípios

Guarulhos alcança 3º maior crescimento do Ideb (Foto-Camila Rhodes / PMG)
Guarulhos alcança 3º maior crescimento do Ideb (Foto-Camila Rhodes / PMG)
Guarulhos alcança nota 6,1 no Ideb e fica em 3º entre cidades de 1 a 2 milhões de habitantes, atrás apenas de Curitiba e Goiânia

A rede municipal de ensino de Guarulhos registrou avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e terminou a edição mais recente da avaliação entre os municípios de maior destaque no país. Com números referentes a 2025, com dados colhidos nos anos de 2023 e 2024, os dois últimos da gestão do ex-prefeito Guti (PSD), com nota 6,1 nos anos iniciais do ensino fundamental, a cidade ocupa a terceira posição entre os dez municípios brasileiros com população entre 1 milhão e 2 milhões de habitantes.

No ranking desse grupo, Guarulhos aparece atrás de Curitiba, que alcançou 6,9, e Goiânia, com 6,6, de acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado representa um avanço de 0,3 ponto entre 2023 e 2025, período em que a rede municipal conseguiu ampliar o desempenho mesmo diante dos impactos provocados pela pandemia nos últimos anos.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Guarulhos supera desempenho de parte da Grande São Paulo

O crescimento também ganha destaque na comparação com outros grandes municípios da região metropolitana. Entre os 14 maiores municípios da Grande São Paulo, Guarulhos apresentou uma das evoluções mais expressivas no período analisado. Enquanto metade dessas cidades teve variação de até 0,1 ponto entre 2023 e 2025, a rede municipal de Guarulhos registrou crescimento três vezes maior, chegando a 0,3 ponto. O resultado é atribuído pela administração municipal a medidas adotadas na rede de ensino, incluindo investimentos, mudanças pedagógicas e o trabalho conjunto de professores e gestores.