Cidades

No início da fila

Dezoito candidatos a vereador ganharam nessa eleição o status de primeiro suplente. Quatro são de coligações e quatorze vindos de chapas puras. Na coligação PT/PPL, Dona Maria (PT), mãe do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Ulisses Correia se posicionou assim. Na aliança entre PTdoB/PRTB, Tico Emerson do PTdoB despontou. Já na chapa PTN/PRB, o até então vereador do PTN Novinho Brasil obteve a primeira suplência, bem como Paulo Martins do PRP que ficou na mesma posição na dobrada PRP/PHS.


Relação completa


Além de Dona Maria (PT), Tico Emerson (PTdoB), Novinho Brasil (PTN) e Paulo Martins (PRP), os demais primeiros suplentes definidos foram: Helena Sena (PSC); Alexandre Kise (PR); Unaldo Santos (PSB); Rogério dos Santos (PSD); Paulo Roberto (DEM); Mossoró (PSDB); Luiza Cordeiro (PCdoB); Abdo Mazloum (PDT); Nayde o Eletricista (PMN); Toninho D’Agostino (PV); Ézio Balbino (PSDC); Serjião Inovação (PSL); Expedito Meireles (PP) e Ailton Martins (PTC).


Por um triz


De todos os primeiros suplentes anunciados nesta eleição, Cícero Mossoró (PSDB) foi o que mais chegou perto da cadeira legislativa obtendo 37 votos a menos que o quarto e último vereador eleito em seu partido, Gilvan Passos, que alcançou 2.749. Detalhe: o irmão do presidente do Sindilotação, João Araújo, também se candidatou pelo PTdoB e recebeu 974 votos. Juntos, a família teria um espaço político significativo, já que são ligados a uma grande categoria, mas separados (como sempre) bateram cabeça.


Duas em uma


O resultado do segundo turno da eleição, mesmo com os eleitores votando somente para prefeito, indiretamente interferirá na indicação dos nomes dos concorrentes à presidência da Câmara para o próximo biênio. Se der Almeida, provavelmente Soltur terá boas chances de se reeleger, pois seria muito polêmico o PT comandar o Executivo e o Legislativo simultaneamente. Mas caso Carlos Roberto vença a eleição, certamente o PT investirá tudo que tem para que um petista se torne o novo presidente, no caso o vereador Zé Luiz. Eduardo Soltur (PSD) garante que está no páreo, independente do resultado majoritário.


Tem diferença sim


Apesar de serem ditos com frequência no mundo político, os verbos “articular” e “negociar” têm significados distintos. No dicionário, articular significa “unir pelas juntas, juntar pelas articulações e o mesmo que discutir”. Já negociação quer dizer “realizar operações comerciais; tratar para chegar a um acordo; fazer negócio ou negociar a compra de algo”.

Posso ajudar?