Estadão

Não podemos declarar vitória muito cedo no combate à inflação, diz Barkin

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Richmond, Tom Barkin, afirmou hoje que "não podemos declarar uma vitória muito cedo" no combate à inflação. Ele falou em entrevista à <i>Fox Business</i> "esperar" que a inflação já tenha atingido seu pico, a menos que ocorra algum grande evento externo importante, mas se mostrou de qualquer modo cauteloso sobre o quadro inflacionário.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Barkin foi questionado sobre o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que deve ser publicado nesta quinta-feira. Ele ressaltou que a inflação "ainda está muito elevada" e também disse que antes de uma pausa nas altas quer vê-la "de volta de modo convincente à nossa meta".

O dirigente lembrou que há muitas projeções em vários agentes de recessão, mas notou que os indicadores "continuam saudáveis". Sem fazer uma projeção própria de que haverá ou não recessão, ele apenas notou que muitos agentes têm adiado para mais adiante uma potencial contração econômica no país.

Barkin ainda disse que a taxa terminal do atual ciclo de aperto dependerá da trajetória da inflação.

Posso ajudar?