Cidades

Nome de Centro de Referência da Juventude homenageia Nelson Mandela

Os jovens de Guarulhos ganharam um espaço destinado exclusivamente a eles, com a inauguração do Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado na rua Senador Nilo Coelho, s/n, no bairro Inocoop.

O novo equipamento recebeu o nome de "Nelson Mandela", em homenagem ao ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o racismo em seu país, falecido dia 5 deste mês, aos 95 anos. O líder sul-africano teve sua imagem grafitada na entrada do centro, que estará de portas abertas de segunda a sexta-feira, no horário comercial. No local serão desenvolvidas diversas ações, como cursos, oficinas, orientação vocacional, entre outras.

A inauguração foi marcada por uma séria de atividades, como atendimento de saúde em parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Inocoop e a escola Projecta. Foram disponibilizados serviços de medição de pressão e orientações sobre sexualidade, gravidez precoce, entre outros exames. Também foram oferecidas oportunidades de estágios e emprego, pela empresa Brilho Próprio, e emissão de carteira de trabalho, por meio da Secretaria do Trabalho.

A festa de abertura do CRJ Nelson Mandela teve ainda atrações como games, com o apoio da escola Saga; oficina de mangá, pelo coletivo Animendigos; e intervenções de alunos dos cursos do Programa Grafite é Cidadania, que receberam seus certificados das turmas de 2013.

O evento foi finalizado com a realização do primeiro bate-papo com a sociedade civil por meio do projeto "Diálogos da Juventude", com a presença de militantes dos movimentos pela democratização na comunicação e do hip hop. O debate concentrou-se na experiência dos meios de comunicação alternativos das periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como a produção cultural dessas comunidades.

Assinatura de acordo

A inauguração do CRJ marcou também a assinatura de acordos de cooperação ao enfrentamento a violência contra a juventude negra por meio da adesão ao Plano Juventude Viva, do Governo Federal. Guarulhos é uma das 60 cidades do Brasil escolhidas para implantar ações do projeto e, para isso, vai receber recursos oriundos do programa Estação Juventude, da Secretaria Nacional de Juventude.

Além do prefeito Sebastião Almeida, participaram da assinatura dos acordos o coordenador de Juventude, Wagner Hosokawa, a coordenadora da Igualdade Racial, Edna Roland, e a representante da Secretaria Nacional de Juventude, Fernanda Papa.

Posso ajudar?