A Sabesp está implantando uma adutora que levará água do reservatório Gopoúva para os bairros Lavras e Jardim São João. A ação faz parte das ações da companhia para acabar com o rodízio de água em Guarulhos. Depois de finalizada, a obra vai beneficiar 87 mil pessoas. Serão transportados, por uma extensão de 4,5 quilômetros, a quantidade de 250 litros de água por segundo.
Segundo a Sabesp, o foco dos trabalhos está na maior oferta de água, no aumento das estruturas de armazenamento, na renovação e na ampliação da capacidade de transporte e ampliação da produção de água tratada.
Os reflexos, ainda de acordo com a empresa, são notados, sobretudo, na melhoria dos índices de saúde e qualidade da água. A expansão da infraestrutura no abastecimento em água é parte de um trabalho que considera a gestão organizada e sustentável dos recursos hídricos. O planejamento de longo prazo da Sabesp busca ajustar a infraestrutura disponível às mudanças decorrentes do crescimento populacional, do regime de chuvas, vazões, disponibilidade dos mananciais, comportamento de consumo, dentre outros.
A obra Cecap/Lavras foi iniciada em janeiro e a previsão é que seja concluída até julho. A meta da Sabesp é acabar com o rodízio de água no município guarulhense até o dia 8 de dezembro, aniversário da cidade.
Mais ações
Atualmente, a Sabesp ainda executa outras 13 grandes obras com foco na ampliação do abastecimento de água em Guarulhos. Dentre elas a duplicação da adutora Cizanéia, a implantação das adutoras Tremembé/Continental, a de Ermelino Matarazzo, além da ampliação do reservatório Centenário.