A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) solucionou o problema dos moradores do bairro Cidade Jardim Cumbica que contestavam a obra da Marginal da Rodovia Presidente Dutra,conforme reportagem publicada pelo HOJE há duas semanas. No projeto original a nova alça iria desembocar na altura das ruas Birigui com a Holandesa, substituindo a atual que conduz os veículos até a Avenida Santos Dumont – local com congestionamento intenso.
A solução veio por intermédio do deputado federal Jorge Tadeu (DEM-SP) que visitou o local com os vereadores Alan Neto (PSC) e Índio de Cumbica (DEM). Após a visita, o deputado se reuniu, em Brasília, com o diretor rodoviário do órgão, Mario Rodrigues Junior, e com o gerente de obras, Deuzedir Martins. "Da maneira como a alça de acesso à Santos Dumont está sendo construída o trânsito pesado será deslocado para as ruas do bairro, o que vai atrapalhar a vida de muita gente", explicou Jorge Tadeu. Após a reunião foram analisados os documentos e o mapa aéreo da localidade encontrando uma solução viável, que equilibrou a necessidade da obra sem interferir na estrutura do bairro.
"A solução foi não passar nem em uma e nem na outra. A alça será construída embaixo da rua Birigui onde tem um muro de arrimo", explicou o vereador Índio que acrescentou que a reivindicação foi necessária, pois a localidade não comportaria uma obra deste nível.
População fica satisfeita
Os moradores estão satisfeitos com a mudança. "Nossa maior preocupação era o fluxo direto em frente a nossa casa e as condições do solo, mas depois das análises feitas estamos felizes", afirmou o designer Iduvaldo Cabianca que organizou, em um abaixo assinado, 2.800 assinaturas.
Com a modificação do projeto o fluxo de veículos não alterará em nada a rotina dos moradores e a obra não oferece nenhum dano. Para o vereador Índio isso é reflexo da voz do povo. "É importante à população se posicionar diante daquilo que acreditam. Isso não teria acontecido se o povo não tivesse se levantado", afirmou.