A sede da 5ª Companhia da Polícia Militar, localizada na Ponte Grande, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (17) após sete meses de reforma. A estrutura do prédio contou com a ajuda da população da região.
A 5ª Cia PM tem como responsável o capitão William Gelonezze Ramos e atende aos bairros da Ponte Grande, Jardim Munhoz, Jardim Tranquilidade, Itapegica, Vila Augusta, Vila Endres, Gopuva e adjacências.
Após ter outra locação interditada por trazer riscos aos polícias, a base foi transferida para a rua Silvio Barbosa, no Macedo, região central, onde os policiais dividiram o espaço com a 1ª Cia. Capitão Ramos explicou que as viaturas demoravam cerca de 10 minutos para chegar até a ocorrência quando eram solicitados por conta da distancia a ser percorrida.
A nova companhia conta com 75 policias com a possibilidade de expansão que pode chegar a 95 policiais ao longo dos cursos de formação da PM. O capitão acredita que até o fim do ano o quadro efetivo já esteja completo.
Os trabalhos da Cia na Ponte grande foram iniciados em 11 de julho. O local funciona 24 horas por dia, com rondas que se iniciam às 4h45.
A região, segundo o capitão, tem dois grandes problemas que são os furtos e roubos a residências e transeuntes. Há ainda a avenida Guarulhos, que é um rota de acesso a zona leste de São Paulo e facilita a ações de criminosos servindo como rota de fuga.
Apesar de atender 24 horas por dia, o capitão alerta. “Peço para que toda a vez que o cidadão tiver algum problema, ligue imediatamente para o 190, porque o sistema inteligente de distribuição de informações vai procurar a primeira viatura mais próxima e vai chamar. Se você vem na companhia, nós vamos atender, mas leva um tempo maior”.
A inauguração contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida (PT), do secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, João Dárcio Sacchi, e dos vereadores Gilvan Passos (PSDB) e Paulo Sérgio (PR).
5ª Cia PM
Avenida Guarulhos ,3991 – Ponte Grande
Telefones: 2421-3812 ou 2421-3814