Nesta quarta-feira (23) o prefeito Guti recebeu as vereadoras Janete Rocha Pietá, Sandra Gileno e Carol Ribeiro em audiência no Paço Municipal. Elas compõem, ao lado da vereadora Genilda Bernardes, a Procuradoria Especial da Mulher – PEM, da Câmara de Guarulhos. O objetivo principal do encontro foi a apresentação da campanha “Quem ama não bate, não mata – Não silencie, denuncie!”, que conscientiza a sociedade de que qualquer tipo de violência contra a mulher é crime. Também esteve presente a procuradora da PEM, Luciana Soares e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza.
Para o prefeito Guti, a campanha merece o pleno apoio da Prefeitura. “Essa iniciativa das representantes do Poder Legislativo é muito forte, pois é impossível vencer a violência contra as mulheres se a sociedade não for persistentemente conscientizada. Violência contra a mulher é também contra a família e as crianças; consequentemente, é o futuro da paz social que corre sérios riscos”, afirmou
Guti também mencionou as formas como o Poder Executivo irá participar da campanha. “É necessário denunciar qualquer forma de violência contra a mulher, pois isso se constitui em crime. Por isso, nós vamos divulgar a campanha do ‘180 – Disque Denúncia’ em todos os canais próprios da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Comunicação – vinculada à Secretaria de Governo”, concluiu.
Verinha Souza, titular da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres – vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, enalteceu o valor da equipe técnica do Centro de Referência de atendimento às Mulheres em situação de violência Doméstica. “Todos os servidores acolhem, com muita atenção e respeito fraterno, as mulheres que procuram o local. Lá nós oferecemos atendimento psicológico, serviço social e acompanhamento jurídico”, disse.
Poder Legislativo
Os 34 vereadores da Câmara Municipal se cotizaram para a confecção dos 34.000 cartazes para a campanha “Não silencie. Denuncie!”. A Procuradoria Especial da Mulher – PME é o órgão do Poder Legislativo que recebe denúncias de violência contra a mulher e providencia as medidas cabíveis.
Em nome da PME, a vereadora Janete Pietá disse que somente a Educação transforma a sociedade. “A mulher merece respeito, pois somos todos iguais perante a Lei. E o mundo começa em casa. É inadmissível que o amor se transforme em violência. É importante que escolas, postos de saúde e lares conscientizem as pessoas de que é necessário criar um mundo de paz”, concluiu.
Serviço
Centro de Referência de atendimento às Mulheres em situação de violência Doméstica – Casa das Rosas, Margaridas e Betes – oferece aconselhamento e atendimento psicossocial e acompanhamento jurídico. (rua Paulo José Bazzani, 47 – Macedo – fones 2469.1001 e 2441.0019).
Procuradoria Especial da Mulher – recebe denúncias de violência contra a mulher e toma as medidas cabíveis – Câmara Municipal – (rua João Gonçalves, 584 – Centro – 2475.0200).
Delegacia de Defesa da Mulher – rua Itaverava, 48 – Vila Camargos – fone 2459-1019.
Denúncias: disque 180.