A Prefeitura de Guarulhos conseguiu obter nesta quinta-feira, dia 23, a Certidão Negativa de Débito (CND), o que permitirá que o município volte a receber recursos federais e estaduais. O efeito imediato dessa medida é que a cidade terá acesso a cerca de R$130 milhões de repasses, que estavam bloqueados, e buscar novos recursos como emendas parlamentares.
Para conseguir a CND, a Prefeitura precisou parcelar débitos com o Governo Federal que giram em torno de R$1,4 bilhão referente ao INSS e a Previdência Social. Além do parcelamento da dívida, Guarulhos apresentou como garantia o Fundo de Participação Municipal (FPM) para a liberação da negociação.
Para o prefeito Guti, esses recursos são de extrema importância para a cidade e ressaltou a velocidade com que sua equipe conseguiu solucionar a situação. "Guarulhos, ao longo dos anos, acumulou mais de um bilhão em dívidas e com isso deixou de receber repasses muito importantes para a cidade. Preciso agradecer à nossa equipe por ter trabalhado rapidamente para resolver a situação em menos de dois meses de governo e conseguir que o município volte receber recursos para investimentos em políticas públicas", disse o prefeito.