Cinema

NOVA LINHA – Freelander 2 2013 vem com interior renovado

A linha Freelander 2 chega à sua versão 2013 com melhores níveis de conforto e uma experiência de condução bastante refinada.

Entre as mudanças, destaque para a nova opção de motor gasolina de 2.0 litros – mais eficiente em termos de consumo e emissões de CO2, , segundo informa a Land Rover-, o interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e mudanças visuais externas que reforçam ainda mais a esportividade do veículo.

As mudanças mais significativas ficaram para a parte interna do veículo. O painel de instrumentos conta com uma tela de 5 polegadas entre o velocímetro e o conta-giros, que permite ao motorista visualizar de forma clara as informações básicas sobre o funcionamento do veículo como a temperatura, nível de combustível, marcha selecionada quando em modo de câmbio sequencial, e a função do modo Terrain Response® selecionada no momento.

As opções de configurações e ajustes de visualização do painel podem ser alteradas pelo controle do volante, logo à mão do motorista. Já o painel central agora conta com novo design e uma tela de 7 polegadas sensível ao toque.

Em termos de acabamento, a linha 2013 traz uma gama ainda maior de cores para o couro Premium que reveste os bancos, volante e acabamentos das portas. Os altos níveis de conforto também são percebidos pelo sistema de navegação por satélite, mais moderno e intuitivo, e pelo impresionante sistema de som Meridian de altíssima qualidade.

O sistema Terrain Response® teve seu leiaute de acionamento alterado para botões em linha, em substituição ao botão giratório presente na versão anterior, tudo para uma maior otimização do espaço interno.

Conforto e tecnologia
O sistema de freio de estacionamento passa agora a ser eletrônico o que possibilitou a substituição da alavanca de acionamento por um botão, a exemplo do que já acontece nos demais veículos da linha Land Rover. Isso ajuda a otimizar o espaço interno do modelo e proporciona uma aparência mais moderna e esportiva. O sistema também é mais eficiente já que é capaz de ajustar a força aplicada para a frenagem de acordo com a inclinação que o veículo se encontra.

As melhorias tecnológicas presentes no Freelander 2013 trazem diversos novos sistemas que visam à comodidade dos ocupantes do veículo como o sistema de ignição sem chaves já existente nos demais veículos da marca. Com a chave em qualquer lugar dentro do veículo, basta o motorista pisar levemente no freio e apertar o botão Start/Stop localizado no painel para o modelo ganhar vida.

Para facilitar as manobras de estacionamento, o Freelander 2013 pode ser equipado com uma câmera de ré que transmite imagens da traseira do veículo na tela de 7 polegadas sensível ao toque. O sistema é acionado automaticamente ao se engatar a marcha a ré e exibe linhas que ressaltam os limites do modelo e a direção do movimiento que o modelo percorrerá. Ele também é equipado com o sistema "Hitch Assist", um gráfico que sobrepõe a imagem para mostrar a posição do reboque.

Outra tecnologia que merece destaque no Freelander 2 2013 é o sistema de comando de voz por "Say What You See". Bastante intuitivo e de simples acionamento, o sistema mostra ao motorista os comandos que ele pode dizer para controlar os sistemas de áudio, navegação por satélite, telefonia e climatização. Os avisos são visualizados na tela em formato "passo a passo".

O Freelander 2 passa a ser equipado pela primeira vez com o sistema de som de última geração Meridian, em duas opções: 380W com 11 altofalantes ou 825W com 17 alto-falantes e apenas 0,02% de distorção.

Este equipamento de alta qualidade pode ser controlado pela tela sensível ao toque disposta no painel, de forma fácil e rápida, tudo com altíssima qualidade de áudio. Ambas as opções são equipadas com subwoofers que proporcionam excelente qualidade nas frequências graves.
O sistema oferece conectividade com iPod e USB, além de reproduzir CD/DVD de áudio e streaming de áudio via Bluetooth, que permite aos ocupantes reproduzir músicas pelos seus telefones celulares ou por componentes com a mesma tecnologia. Uma memória interna para até 10 CDs também pode ser considerado um diferencial do sistema, ao proporcionar reprodução de som sem nenhuma conexão ou mídia.

Mudanças no exterior
As melhorias na parte externa também são nítidas. A começar pela gama de opções de cores da carroceria, que ganharam três novas tonalidades: Verde Antree, Azul Mauritius e Preto Havana. As rodas variam de 17" até 19".

A modernidade é reforçada com a adoção de novos faróis traseiros e dianteiros em LED, com desenho completamente reformulado, assim como os faróis de neblina que ganharam acabamento brilhante e novo desenho o que proporciona um aspecto mais esportivo bem como o acabamento preto na grade frontal.

Para coroar todas as melhorias apresentadas pela linha 2013 do Freelander 2, o modelo recebeu 5 estrelas no índice Euro NCAP, um dos mais respeitados programas de testes que medem os níveis de segurança proporcionado aos passageiros de veículos em diversas categorias.

Versão Dynamic permanente
Na linha Freelander 2013, a versão Dynamic, até então limitada a algunas unidades passa a ser permamente. Extremamente esportiva e arrojada, a versão Dynamic do Freelander 2 tem os mesmos atributos tecnológicos da versão SE com adição de um body kit esportivo, ponteiras de escapamento esportivas, exclusivas rodas de 19" com acabamento cinza e para completar o pacote, teto solar panorâmico com abertura elétrica.

O interior oferece um desenho de banco exclusivo com duas tonalidades, em três opções de cores: preto com cinza, preto com vermelho ou preto com marfim. Todas elas são acompanhadas por um acabamento interno nas portas e painel que combinam perfeitamente e que passam uma imagem esportiva e moderna.

Motores diesel e gasolina
A linha Freelander 2013 pode ser equipada com duas opções de motorização que proporcionam altíssimo desempenho tando dentro quanto fora de estrada.

O novo motor Si4 de 2.0 litros turbo a gasolina oferece 240 cavalos de potência e torque de 340 Nm. O propulsor, de altíssima tecnologia, inclui injeção direta de combustível e comando de válvulas duplo variável, que ajudam a proporcionar o torque de 340 Nm a apenas 1.750 rpm ideal para situações que requerem agilidade no trânsito das grandes cidades, ou para superar os mais desafiadores obstáculos fora de estrada.

Já na opção diesel, o modelo é equipado com o motor 2.2 SD4 turbodiesel de 190 cv de potência que oferece desempenho impecável, consumo eficiente e impresionante autonomia. O propulsor está em acordo com as atuais normas brasileiras de emissões e pronto para receber o combustível S50 ou S10.

Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de seis velocidades, que proporcionam trocas rápidas, além de ter uma relação de marchas que ajudam no desempenho e, ao mesmo tempo, na otimização do consumo de combustível.

Os engenheiros responsáveis pelo Freelander 2013 prepararam o modelo para proporcionar máxima economia de combustível. Prova disso é que todos os modelos da linha estão equipados com a tecnologia Inteligent Power System Management (IPSM), que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. Ele é feito com o armazenamento da energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração. O sistema dispensa o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.

Posso ajudar?