Cinema

NOVA LINHA – Nissan lança Frontier 2014 com novas opções

A Nissan do Brasil lança a linha 2014 da picape média Frontier com design renovado desde a opção de entrada, nova nomenclatura das versões e mais itens de série.

Disponível nas concessionárias da marca em todo país, a Frontier 2014 têm preços que começam em R$ 91.990.

O design renovado da Frontier na série especial "10 Anos", lançado no fim do ano passado, foi aprovado pelos clientes e agora está disponível em todas as versões do utilitário produzido em São Jose dos Pinhais (PR). Assim, a linha inteira do modelo passa a contar com o para-choque e a grade frontal redesenhados, que deixam a picape ainda mais robusta.

As versões têm agora nova nomenclatura. A de entrada "XE" passa a se chamar "S", a intermediária "SE" vira "SV Attack", enquanto a "LE" torna-se "SL". A mudança padroniza as versões da Frontier com a de outros modelos da Nissan, como, por exemplo, March e Versa.

A Nissan também aperfeiçoou a oferta de itens de série em todas as versões. Desde a versão de entrada "S", a Frontier passa a contar agora computador de bordo; detalhes prateados nos anéis do painel de instrumentos e botões dos vidros elétricos e acabamentos cromados dos botões do sistema de ar-condicionado, freio de estacionamento, saídas de ar e maçanetas internas. A "S" ganhou ainda o sistema keyless de chave.

Na opção intermediária "SV Attack", a Frontier 2014 traz novo rádio 2DIN com CD, mp3 e entradas auxiliar e para cartão SD e rodas de liga leve com design diferenciado na cor titanium, mesma tonalidade dos farois de neblina e do detalhe da parte inferior do para-choque.

A SL AT tem novas rodas de liga leve aro 18, acabamento prateado na parte inferior do para-choque, além de novo design dos farois de neblina, que agora são cromados. A versão passa a contar com frisos laterais na cor do veículo; volante de couro com novo design; bancos de couro com a identificação das versões estampada; chave inteligente I-Key; controle dinâmico do veículo (VDC); câmera de ré e ar-condicionado digital automático de duas zonas. Toda a linha da picape Frontier conta airbag e freios com sistema antitravamento ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) como item de série.

Entre os incrementos que a Nissan fez na linha nos últimos anos estão a inclusão como itens de série do para-choque traseiro cromado, protetor de radiador de aço; acabamento interno em tom mais escuro; rádio 2DIN com display colorido de 4.3 e câmera de ré; conexão USB e iPod; controle do sistema de áudio no volante; entre outros. Uma das melhorias mais significativas veio no ano passado, quando a linha ganhou o a terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel, com potência (até 32%) e torque (26%) maiores. O propulsor desenvolve 190 cv a 3.600 rpm nas versões 4×4 e 163 cv a 3.600 rpm nas com tração traseira (4×2).

Mesmo mais forte e potente, o motor ficou até 10% mais econômico em comparação ao da segunda geração, resultado direto da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também reduziram as emissões e tornaram a picape da Nissan a primeira do segmento a atender às normas do PROCONVE L6, que desde o ano passado vigoram no Brasil.

Para reduzir os níveis de emissões de gases produzidos pelo motor da picape Frontier, a Nissan do Brasil buscou o que a marca tem de melhor no mundo. Desta forma, trouxe para o País o que é oferecido atualmente aos consumidores europeus de veículos comerciais leves, mercado com um dos maiores níveis de exigência na redução de emissões por parte dos automóveis. Assim, o novo motor 2.5 turbodiesel atinge índices 26% menores, em média, em relação à geração anterior (YDK2).

Entre as modificações estão a troca de componentes para reduzir o atrito das partes móveis da unidade principal e, também, no cabeçote – que recebeu a última geração do sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier passou a contar ainda com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está diretamente relacionado ao controle de emissões.

O condutor nota rapidamente que o torque maior do novo motor facilita muito o rodar, principalmente nas cidades. Afinal, com mais força plena em rotações baixas (2.000 rpm), menos trocas e reduções de marchas. Esse detalhe faz muita diferença para o motorista, que não precisará reduzir a velocidade da caixa de câmbio ao passar em uma lombada ou depressão. Em alguns casos é possível fazer isso até com a quinta marcha engatada. E o menor uso do câmbio significa, claro, maior eficiência no consumo de combustível, tornando o novo motor até 10% mais econômico na estrada e até 9% na cidade.

PREÇOS E VERSÕES

Confira quanto custa cada versão e o que ela traz de série na linha 2014:

Frontier S 4×2 (R$ 91.990)
 Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
 Airbag duplo frontal
 Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
 Câmbio manual de 6 velocidades
 Ar-condicionado manual
 Direção hidráulica com ajuste de altura do volante
 Computador de bordo com medições de distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível e tempo de viagem.
 Console central dianteiro com tampa, três porta-objetos, dois porta-copos e apoio de braço integrado
 Espelhos retrovisores com ajuste elétrico
 Travas e vidros com acionamento elétrico nas 4 portas
 Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas
 Limpador do pára-brisa intermitente variável com sensor de velocidade Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
 Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
 Regulagem de altura do banco do motorista
 Abertura interna do tanque de combustível
 Espelhos retrovisores na cor do veículo
 Grade frontal na cor do veículo
 Maçanetas externas das portas na cor do veículo
 Para-barro rígido nas rodas dianteiras e traseiras
 Para-choques dianteiro na cor do veículo
 Para-choques traseiro cromado
 Rodas de liga leve aro 16
 Tampa da caçamba com chave
 Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores
 Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
 Imobilizador do motor
 Preparação para áudio com antena, fiação e 4 alto-falantes

Frontier S 4×4 (R$ 100.490)
Todos da versão S 4×2 mais:
 Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
 Sistema de tração Shift on the Fly
 Tração 4X4 e reduzida

Frontier SV Attack 4×2 (R$ 98.990)
Todos da versão S mais:
 Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
 Pneus A/T (All Terrain) com escrita na cor branca
 Rack de teto com adesivo "FRONTIER"
 Rodas de liga leve aro 16 na cor Titanium
 Rádio AM/FM/CD com MP3, 4 alto-falantes e entrada auxiliar
 Alarme perimétrico
 Estribos laterais
 Faróis de neblina
 Bancos com revestimento em tecido nas cores preto/cinza
 Volante de 3 raios revestido em couro
 Adesivo " ATTACK"
 Espelhos retrovisores na cor Titanium
 Farois com máscara negra
 Grade frontal na cor Titanium
 Maçanetas externas das portas na cor Titanium

Frontier SV Attack 4×4 (R$ 107.990)
Todos da versão SV Attack 4×2 mais:
 Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
 Tração 4X4 e reduzida
 Sistema de tração Shift on the Fly

Frontier SL 4×4 AT (R$ 128.590)
Todos da versão SV Attack mais:
 Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
 Transmissão automática de 5 velocidades
 Tração 4X4 e reduzida
 Sistema de tração Shift on the Fly
 Grade frontal cromada
 Espelhos retrovisores cromados
 Ar-condicionado digital de duas zonas automático
 Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
 Chave inteligente presencial (I-Key)
 Controle de estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control)
 Rádio AM/FM/CD Player com display 4,3" colorido, função MP3, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB no console central e 6 alto-falantes
 Controle de áudio no volante
 Espelho retrovisor interno eletrocrômico com bússola digital
 Espelhos nos para-sois motorista e passageiro com iluminação
 Manopla do câmbio com revestimento em couro
 Controlador automático de velocidade com comando no volante
 Porta-óculos no teto
 Regulagem de altura dos faróis
 Bancos com revestimento em couro e relevo "FRONTIER"
 Sistema de fixação de carga Cargo Channel

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