Saúde

Nova restrição não impedirá funcionamento do comércio essencial

O endurecimento de regras entre 23h e 5h não restringirá o atendimento em farmácias, padarias e outros serviços considerados essenciais

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, declarou, em coletiva de imprensa, que o toque de restrição, determinado nesta quarta-feira, 24/2, pelo governador João Doria, não afetará o comércio essencial.

A medida, que passa a valer a partir desta sexta-feira, 26/2, vai restringir a circulação entre 23h e 5h do dia seguinte. Entretanto, farmácias, padarias, postos de gasolina e outros serviços considerados essenciais poderão continuar em funcionamento, de acordo com Patrícia Ellen.

“Essa é uma mudança importante e vem com o pedido de colaboração da população. O Disque Denúncia passa a ter um papel ainda mais importante, que é o de fiscalização. É momento de solidariedade”, afirmou a secretária.

Segundo Doria, a medida não é o lockdown – quando é determinada a paralisação total – portanto, as pessoas poderão continuar trabalhando, utilizando transporte público e mantendo suas rotinas relacionadas à vida profissional. As ações de fiscalização ocorrerão para evitar aglomerações em bares, restaurantes, festas e baladas. Em caso de flagrante por descumprimento ao Plano São Paulo, os estabelecimentos responsáveis poderão ser multados pelo Estado.

Posso ajudar?