Cidades

Nova sinalização da Faria Lima confunde motoristas e pedestres

Após diversas denúncias de acidentes e pequenas colisões, o GuarulhosWeb voltou à avenida Faria Lima, altura do número 3.520, para acompanhar a rotina de quem transita pelo local. O problema se intensificou depois da instalação de novas sinalizações e a implantação da faixa exclusiva de ônibus, em vigor desde meados de julho.
 
Comerciantes da região contam que no local havia um farol que auxiliava na conversão à esquerda. Com a retirada da sinalização e o fechamento realizado com cavaletes e faixas, muitos motoristas se confundem e acabam provocando pequenos acidentes.
 
Segundo o carreteiro José Cosmo da Silva, que trabalha em um ponto na avenida há cerca de dois anos, o local sempre foi propício para acidentes. “Eu sempre vejo colisões aqui, acho que se a Prefeitura queria evitar a passagem seria melhor fazer um canteiro e não colocar cavaletes. Os motoristas estavam acostumados com a conversão e acabam virando distraídos”, explicou.
 
Com o bloqueio, os motoristas são obrigados a passar por uma conversão onde não há sinalização e acaba confundindo, outra opção é fazer o contorno em uma rotatória mais à frente. 
 
Luciana Maria, proprietária de uma loja de calçados, contou que os atropelamentos também fazem parte da rotina dos pedestres. “Os motoristas costumam trafegar em alta velocidade aqui na avenida e só diminuem quando veem o farol, os acidentes são frequentes”,  conta.
Alguns pedestres reclamam da falta de faixas e o tempo de travessia. Porém , o GuarulhosWeb flagrou muitas pessoas atravessando poucos metros fora da faixa de pedestres, o que pode ocasionar acidentes graves.
 
Os comerciantes confirmam que agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito costumam trafegar pela via, mas não param para acompanhar o movimento contínuo de infrações. “Eles passam, colocam faixas de isolamento e vão embora, não multam ninguém”, contou um frentista que não quis se identificar.
 

Posso ajudar?