Uma nova técnica para diagnosticar o câncer de lábio está sendo testada pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. A Clínica de Dermatologia do HC, em parceria com a Faculdade de Odontologia da USP, inicia um exame inédito na América do Sul, sem necessidade de cortes ou anestesia.
O procedimento é feito com um microscópio especial, semelhante a um ultrassom, que escaneia a área suspeita de lesão, sem prejuízo do tecido estudado. Em contato com a mucosa oral, o aparelho emite um laser – não lesivo -, escaneia a área com suspeita de lesão e encaminha as imagens, em preto e branco, para o computador. A ampliação das imagens possibilita examinar as alterações celulares e indicar outros exames complementares, como a biopsia, quando preciso. A biopsia é o exame mais utilizado para o diagnostico do câncer da mucosa oral e da pele.
Cerca de 50 pacientes em tratamento na Clínica de Dermatologia, com suspeita de câncer labial, serão os primeiros a serem beneficiados com o novo exame. O câncer labial representa cerca de 15 % de todas as neoplasias da cabeça e pescoço. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito tardiamente, quando a lesão já atingiu um estado avançado.