A CCR NovaDutra inicia mais uma campanha de segurança e conscientização para o período do feriado de Carnaval. A campanha ‘Bebida e direção: uma mistura perigosa’ terá a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio, veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5 e instalação de 12 faixas ao longo da rodovia.
Diversos estudos já comprovaram que, por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool diminui os reflexos e dificulta o raciocínio. Para se ter uma ideia, a ingestão de apenas dois copos de cerveja já pode fazer com que o seu tempo de reação no trânsito caia de 0,75 segundo para 2 segundos. Muitas pessoas, porém, ainda insistem em dirigir após consumirem bebidas alcoólicas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 21% dos acidentes no Brasil e a maioria dos acidentes fatais nas rodovias do país têm como causa o uso do álcool. É por isso que, anualmente, a concessionária realiza campanhas de conscientização durante o Carnaval, período em que há aumento do consumo de bebidas alcoólicas.
“O Carnaval é um momento em que as pessoas querem diversão e acabam esquecendo de cuidados básicos. Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica coloca não apenas o motorista em risco, mas também a vida de familiares e de outros usuários. Beber com responsabilidade é beber e não dirigir”, ressalta o gestor de Atendimento da CCR NovaDutra, Virgílio Leocádio.