Educação

Novas regras do Fies exigem maior domínio da redação no Enem

Com as novas regras para adesão do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), a redação do Enem terá mais peso nas provas e exigirá maior atenção por parte do candidato

Com as novas regras para adesão do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), a redação do Enem terá mais peso nas provas e exigirá maior atenção por parte do candidato. Pela regra antiga, bastava que o participante tivesse média acima de 450 pontos na parte objetiva e nota superior a zero na redação para ter direito ao financiamento. Pelas novas regras, o participante precisará alcançar, no mínimo, 400 pontos na redação do Enem.

Portanto, com as mudanças aprovadas no mês passado, pelo comitê gestor do Fies, o estudante que tiver menos de 400 pontos na redação, ainda que tenha alcançado nota superior na parte objetiva, não terá acesso ao programa.

As inscrições para o Enem 2020 estão previstas para maio. Neste ano, ainda em projeto-piloto, a prova será aplicada pela primeira vez em formato tradicional nos dias 1º e 8 de novembro, e no modelo digital nos dias 11 e 18 de outubro para os participantes que optaram pela versão digital.

Posso ajudar?