Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam no domingo (1°) nove aves silvestres em cativeiro ilegal no Parque Continental 1.
A equipe atendeu denúncia recebida pela Central 153, sobre um veículo na rua Professor Milton Santos com as gaiolas e os pássaros expostos, onde provavelmente havia a tentativa de caçar espécimes da fauna silvestre, o que é crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98.
Na averiguação, os agentes localizaram gaiolas com oito coleirinhas e um papa-capim, apreendendo-os. Não identificaram os responsáveis no local, que era de difícil acesso.
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres – Cetras SP, para cuidados médicos veterinários e posterior soltura.
Soltura de coruja-orelhuda resgatada com ferimentos.
No sábado (31), os agentes da Ambiental tiveram a alegria de devolver à natureza uma coruja-orelhuda tratada e recuperada no Cetras SP.
Os veterinários solicitaram à GCM um apoio para efetuar a soltura da ave na mesma região do Lavras, onde ela havia sido resgatada 25 dias antes, com graves ferimentos nas asas causados por linha cortante com cerol.
O GCM 1° Classe Almir, que fez o resgate, também efetuou a soltura. “É emocionante ver essa bela coruja-orelhuda voar novamente, após o excelente trabalho dos veterinários do Cetras SP”, frisou Almir.