Política

Nove dos 11 prefeituráveis usam jingles, populares em campanhas há 100 anos

Você já ouviu as “musiquinhas” dos candidatos a prefeito de Guarulhos

“Ei, ei, Eymael” ou “Varre, Varre Vassourinha”. Certamente você já ouviu essas canções em algum momento da sua vida. Os jingles eleitorais, utilizados no Brasil desde a década de 1920, ainda são motivo de aposta dos candidatos à Prefeitura de Guarulhos, um século depois. Pelo menos nove – dos atuais 11 – pretendem adotar canções durante a campanha deste ano.

Wagner Freitas (PP) disse não pensar em jingle no momento. O vereador Eduardo Barreto (PROS) garantiu que não utilizará canções no período eleitoral. “Focamos a campanha nas redes sociais. Portanto, o jingle não se fazia necessário, visto que não teremos carros de som andando pela cidade”, afirmou sua equipe ao GuarulhosWeb.

Sandra Santos (PDT) deve finalizar o jingle nos próximos dias. O candidato à reeleição Guti (PSD) trabalha com duas músicas. A nova, “Guti 55”, é uma versão do sucesso “Despacito”. Porém, o atual prefeito não deixará de utilizar a “Sou Guti”, adaptação de “I Feel Good”, eternizada na voz de James Brown.

O forró foi o ritmo escolhido por dois candidatos: Professor Auriel (PC do B) ao lançar o jingle “Auriel é Top”, ainda não utilizado com potência em sua campanha; e o ex-prefeito Elói Pietá (PT), com “Olha o Elói de novo”. Com direito a coral, Adriana Afonso (PL) aposta em “Meu Coração Bate Forte com Adriana Afonso” para ganhar o eleitor. O samba escolhido por Fran Corrêa (PSDB) tem no refrão os dizeres “45, vou que vou”, com a intenção de fortalecer o número da candidata.

A mesma estratégia de Fran foi utilizada por Rodrigo Tavares (PRTB), responsável por “PRTB 28, agora é”, uma animada batucada, bem distante do tradicional “Levy Fidelix é o Homem do Aerotrem”, jingle do presidente nacional e fundador do partido.

O jingle do ex-prefeito Jovino Cândido (PV) é aberto com o som de um berimbau. No refrão, várias vozes se juntam para cantar “Jovino é mais prefeito, 43”. Por fim, Simone Carleto (PSOL), apostou em “Psol 50 – Floresce Guarulhos”, interpretado por Carla Sinisgalli, com a participação de um coro composto por seis pessoas, incluindo a própria Carla.

Posso ajudar?