A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial, apresenta a programação do Novembro Negro – tradicional calendário de atividades e eventos realizados ao longo de todo o mês, para reflexão e debate do racismo e da promoção da igualdade racial na sociedade. A primeira ação acontece nesta sexta-feira (4), às 14h, com o lançamento da Cartilha Quesito Raça/Cor, no auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo).
A cerimônia de abertura oficial do Novembro Negro ocorrerá na próxima quinta-feira (9), às 8h, no Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Na sequência, será ministrada a palestra O Papel das Forças de Segurança Pública na Construção de uma Cidade Antirracista, pelo ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Eliseu Soares Lopes, advogado criminalista, especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito (EPD) e em gestão pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
20 de novembro
No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e à luta de resistência do negro à escravidão, acontecerá a 17ª Marcha da Consciência Negra em Guarulhos.
A concentração será no Marco da Consciência Negra, localizado entre as ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à praça dos Estudantes). A passeata percorrerá as principais vias do Centro, destacando os pontos históricos da presença negra no município.
A Subsecretaria da Igualdade Racial integra a Secretaria de Direitos Humanos.
Programação
04/11 – às 14h – Lançamento da cartilha Quesito Raça/Cor
A partir do Decreto Municipal nº 39.235 de 14 de julho de 2022, que institui a obrigatoriedade de coleta do quesito raça/cor no âmbito da administração pública municipal, a Subsecretaria da Igualdade Racial realizará atividade de sensibilização de servidores públicos com a presença do Prof. Dr. Jefferson Mariano, que ministrará a palestra A importância da coleta do quesito raça/cor nas políticas públicas.
Local: auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313 , Macedo)
09/11 – das 8h às 12h – Abertura oficial do Novembro Negro
Palestra O Papel das Forças de Segurança Pública na Construção de uma Cidade Antirracista, com o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Eliseu Soares Lopes, advogado criminalista, especialista em direito constitucional e administrativo pela Escola Paulista de Direito (EPD) e em gestão pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Local: Teatro Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo)
12/11 – às 19h – Peça teatral “Eu e Ela: Visita à Carolina Maria de Jesus”
Apresentado e criado pela atriz Dirce Thomaz, o monólogo mostra a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, trajetória repleta de luta, superação e sofrimento descrita obra-diário “Quarto de Despejo”, lançado em 1960, no qual relata sua vivência como moradora de favela, mãe e catadora de papel.
Local: Teatro Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo)
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)
19/11 – das 11h às 20h – Festival Cultural de Artes Negras
Festa Preta – Apresentações culturais, música, dança, entre outras.
Feira de Empreendedorismo Negro – Venda de artesanato e serviços.
Entrada gratuita
Local: tenda do Bosque Maia (av. Paulo Faccini, s/n, Centro)
20/11 – das 8h às 12h – 17ª Marcha da Consciência Negra
O ato terá concentração às 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à Praça dos Estudantes) e percorrerá as principais ruas da região central, destacando os pontos históricos da presença negra na cidade
23/11 – às 18h – Tecnologia Africana – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente
Palestra ministrada pelo professor Carlos Eduardo Dias Machado, bacharel e mestre em história social pela USP, atuando principalmente nos temas branquidade, políticas públicas, negros, relações raciais, negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana e história da África.
Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)
Entrada Gratuita – Ingressos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)
29/11 – às 19h – Palestra: Racismo Religioso (transmissão ao vivo pelo YouTube)
Abordagem jurídica e social do racismo religioso como instrumento propagador de intolerância e da discriminação, com a doutoranda e graduada em direito pela USP, Milene Santos, mestre em Direito, Estado e Constituição (Unb), membro da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MP-SP e autora do Livro “Intolerância Religiosa: do Proselitismo ao Discurso de Ódio”.
Debatedora: advogada membro efetivo da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/Guarulhos Meire de Andrade Alves, pós-graduada em direito público pela Universidade Estácio de Sá e em Legislativo, Controle Externo e Orçamento Público, pela Escola de Contas do Tribunal de Contas da Cidade de São Paulo.
A palestra será transmitida pelo canal da 57ª Subseção OAB/ Guarulhos no YouTube.
30/11 – às 18h – Prêmio Abdias do Nascimento
Premiação de Boas Práticas na Temática Étnico Racial
Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
07/12 – 9h às 17h – Semana de Direitos Humanos
Atividade de formação Reconhecimento do Racismo para a Proteção de Crianças e de Adolescentes, ministrada pela Subsecretaria da Igualdade Racial para o Conselho Tutelar de Guarulhos
Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)