Cinema

Novo Audi A6, tecnologia e inovações à flor da pele

Com design mais sóbrio, carro traz desempenho bastante potente

Head-up display, night vision, adaptative cruise control, pre sense plus, side assist, faróis full LEDs e multi midia interface "touch" com sistema de navegação GPS de última geração. Calma. Todos esses termos que, fogem ao nosso dia-a-dia, em um futuro não muito distante farão parte do vocabulário de quem é apaixonado por automóveis, sobretudo aqueles que estão um pouco à frente de nosso tempo.

Mas quem pensa que toda essa tecnologia é coisa apenas dos países desenvolvidos engana-se. A Audi traz para o Brasil esses equipamentos de alta tecnologia, presentes até aqui somente nos modelos top da marca, em um A6. O novo modelo, que chegou às ruas da Europa em abril, desembarca por aqui com apenas 50 unidades, que estarão disponíveis somente até o final deste ano, sem considerar o reajuste do IPI para os importados. Neste período, custará "apenas" R$ 313.390,00. Acha muito? Espere para ver o que ele oferece. A Revista Free São Paulo teve a oportunidade de conhecer de perto e acelerar o carro, durante evento de lançamento, em Campinas.

Equipado com o inovador câmbio S tronic de sete velocidades, disputa o espaço entre os sedans executivos Premium, apresentando-se como o mais veloz e esportivo modelo de sua categoria: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h.

Opção mais sóbria e elegante

O A6 vai atingir uma faixa de mercado que já tem o A7 – mais esportivo – como uma ótima opção na própria marca. Mas a Audi aponta que o A6 atenderá consumidores que querem um modelo mais sóbrio, porém não menos rápido e dotado de equipamentos tecnológicos de ponta. Tem um visual inegavelmente elegante e equipamentos muito sofisticados.

Na dianteira, chamam a atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam o visual. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por 24 LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.

Carro tem desempenho esportivo

O novo Audi A6 tem propulsor 3.0 litros TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam ao Audi A6 o desempenho de um carro esportivo.

O sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 12,2 km/l, com emissão de 190 g CO2 por km – nível 13% menor que do modelo anterior, que entregava 10 cv a menos. Esta economia permitiu a redução do tanque de 80 litros para 75 litros, sem prejuízo da autonomia.

Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior do sedan.

Entenda o carro:

Head-up display – Um novo recurso que projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece "pairar" sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista de vista.

Audi drive select – Sistema que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série e passou a ter cinco modos de dirigir, incorporando o novo módulo "eficiência", com ênfase na melhora do consumo. Os outros quatro estágios são dinâmico, auto, conforto e individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração, da suspensão, do cinto de segurança e do conjunto motor/transmissão.

Adaptative cruise control – Novo controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go e o Audi pre sense. O sistema de última geração do controle de cruzeiro regula a velocidade e a distância do sedan do veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h . O motorista pode usar o sistema operacional para determinar como o equipamento deve funcionar – mais confortavel ou mais esportivo. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.

Night vision – O assistente de visão noturna detecta pedestres e animais. Uma câmera de imagem térmica na grade frontal funciona como um sistema infravermelho à distância, reagindo ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte as informações da câmera em imagens mostradas na tela de 7 polegadas. Pode captar objetos até 300 metros, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além do alcance do farol alto. O software apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância em amarelo no visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode aparecer, opcionalmente, no display head-up.

Pre sense plus – Sistema que pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes. Em uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos. Se o motorista não reage, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedan – a uma taxa de de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado.

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