O novo bispo da Diocese de Guarulhos, dom Joaquim Justino Carreira comemorou, ontem, seu aniversário de 62 anos, celebrando uma missa de ação de graças pelo dom da vida. A cerimônia foi realizada na paróquia São Francisco de Assis, no Gopoúva. Após a missa, o bispo se reuniu com mais de 20 padres na casa episcopal.
"Depois da festa de domingo nem precisava realizar uma comemoração do meu aniversário. O acolhimento do dia da posse já me deu força para sustentar a Diocese por um bom tempo", comenta dom Joaquim.
Para o bispo, a evangelização é o principal desafio a ser enfrentado durante sua gestão representando a Igreja Católica na cidade, porque requer compreensão das diferentes realidades vividas pelas pessoas e implica tornar real a dimensão do conhecimento espiritual.
Mas, antes de iniciar qualquer tipo de intervenção na Diocese, dom Joaquim se reunirá com todos os padres para se aproximar da realidade de cada paróquia. A partir do dia 24 de fevereiro, o bispo passará um dia em cada paróquia, em visita pastoral, para avaliar as necessidades de cada comunidade.
De antemão, dom Joaquim diz que só vem a somar ao que já existe e afirma que encontrou a Diocese muito bem organizada, mas irá atuar em Guarulhos baseado em um tripé: santificar, ensinar e governar. "Governarei com os trabalhos das pastorais sociais, ensinarei com a catequese e santificarei com a celebração dos sacramentos".
A família será prioritária durante a gestão do novo bispo. "Primeiro vou constatar os principais problemas que envolvem o núcleo familiar cristão e depois darei os passos necessários para melhorar as famílias que buscarem apoio nas paróquias", enfatiza dom Joaquim.