Não dá para deixar passar despercebido o Novo Gol Rallye nas ruas da cidade. Como prega a Volkswagen, o modelo – destinado a um público de espírito jovem e esportivo – se destaca pelo visual diferenciado em relação ao modelo base. Para justificar seu nome, tem maior altura livre em relação ao solo (28 milímetros mais alta que a da versão normal), pneus 205/55 R15, design diferenciado e acabamento interior exclusivo.
Não é barato, já que vem com equipamentos topo de linha de série como sensor de estacionamento, abertura elétrica da tampa traseira e espelhos retrovisores externos com sinalizadores de direção. O HOJE avaliou o modelo I-Motion (R$ 43.960,00), com a transmissão automatizada, que facilita – depois de um tempo assimilando as trocas de marchas – a condução em meio ao trânsito. A versão sem esse item sai por R$ 41.260,00.
Saliente-se que esse tipo de câmbio não é um automático. Só a embreagem é. Por isso, muitas vezes dá trancos que soam inconvenientes. Precisa ter paciência para entendê-lo e começar a utilizá-lo com maior precisão. Se preferir, o carro tem os paddle shifts (como opcional), idêntico ao usado no Passat CC, possibilitando a troca manual de marchas sem tirar as mãos da direção.
O Gol Rallye utiliza o motor Total Flex 1.6 VHT, que garante bom desempenho principalmente na cidade, permitindo manobras rápidas e eficiência na recuperação de velocidade. No computador de bordo, o consumo – com etanol – fica na casa dos 5 a 6 km/l em meio ao anda e para do tráfego urbano. Na estrada, chega a fazer 11 km/l.
Para quem quer trafegar em terrenos irregulares (e isso inclui as nossas ruas muitas vezes esburacadas, cheias de lombadas e valetas), uma das propostas deste modelo, a VW promoveu uma série de modificações na suspensão, que trazem amortecedores e molas exclusivos e barra estabilizadora com maior diâmetro. Da mesma forma, o eixo traseiro foi substituído por um modelo com maior rigidez. Ou seja, não se trata apenas de um modelo "bonitinho".
Jogo Rápido
Para frente
- Visual esportivo, rico em detalhes;
- Bom número de equipamentos embarcados;
- Maior altura do solo, ideal pra enfrentar a buraqueira de nossas ruas;
- Acabamento no interior, com comandos muito à mão
Estacionado
-
Opção do câmbio I-Motion ainda provoca estranhamento na condução
Contramão
- Preço um pouco alto para um carro compacto, apesar do bom número de itens embarcados
De Série – Versão I-Motion (destaques)
- Computador de bordo de série com alerta de velocidade, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, distância percorrida, tempo de viagem e velocidade média;
- Sistema de alavanca de marchas I-Motion na cor cromada;
- Ausência de pedal de embreagem;
- Painel de instrumento em duas cores;
- Console central extendido;
- Sensor de estacionamento;
- Roda de liga leve 15";
- Faróis de neblina Dual Action;
- Luz de seta nos retrovisores;
- Spoiler traseiro preto