Cidades

“Novo” mapa do Metrô mantém plano de estações no Bosque Maia, São João e Bonsucesso

Outros bairros, como Ponte Grande, Vila Augusta, Centro e Itapegica permanecem no projeto; Linha que atenderia Cumbica foi descartada

O Metrô divulgou, na última quinta-feira, 1º/4, o “Relatório Integrado de Administração 2020”. O documento atualiza, anualmente, o plano de expansão da companhia. Diversos bairros de Guarulhos continuam contemplados no projeto. Outros, porém, foram descontinuados.

O anseio de Guarulhos pela chegada do Metrô, que dura quase 50 anos – conforme reportagem do GuarulhosWeb, publicada em 2020 – pode estar perto do fim. Há dois projetos paralelos que contemplam o município, porém sem previsão de término.

A expansão da Linha Verde, que inclui as paradas na Ponte Grande e a Estação Dutra – ao lado do Shopping Internacional – continua em pauta. Entretanto, por ora, o Estado decidiu ampliar a rota apenas até a integração com a Penha. 

A Linha Celeste, com estações em Itapegica, Vila Augusta, Centro e Bosque Maia, também permanece ativa nos planos do governo. A licitação para o projeto, porém, foi adiada três vezes somente em 2021.

As estações Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso ainda fazem parte da expansão da Linha Jade. Uma integração da Tiquatira em direção à Mooca, contudo, foi descartada.

O projeto da CPTM com um VLT entre o ABC e Guarulhos ficou fora do mapa. Pela Linha Onix, Cumbica ganharia uma estação na avenida Santos Dumont. O documento pode ser reintegrado novamente no planejamento de 2021.

Posso ajudar?