Um dia após assegurar a liderança do ranking de duplas, Marcelo Melo confirmou o grande momento no circuito e garantiu vaga em sua terceira final seguida na temporada, no ATP 500 de Viena. Ele e o polonês Lukasz Kubot avançaram à decisão ao vencerem o espanhol David Marrero e o italiano Andreas Seppi por 6/3 e 6/4.
Melo vai buscar neste domingo sua 12ª vitória consecutiva na temporada. Com esta sequência, conquistou os títulos do ATP 500 de Tóquio e do Masters 1000 de Xangai ao lado do sul-africano Raven Klaasen – seu parceiro habitual, o croata Ivan Dodig, está jogando em simples em competições de menor nível na Europa.
Esta grande sequência garantiu ao brasileiro pontos suficientes para desbancar os irmãos Bob e Mike Bryan do ranking e alcançar a primeira colocação da lista individual das duplas. Ele aparecerá no topo no ranking que será atualizado pela ATP na segunda-feira.
Embalado por este feito histórico, Melo mostrou superioridade para vencer Marrero e Seppi em sets diretos neste sábado. Na final, o brasileiro e o também experiente Lukasz Kubot vão duelar com os britânicos Jamie Murray e o britânico John Peers. Jamie, irmão de Andy Murray, será o parceiro de Bruno Soares na temporada 2016.