Fechando a série de avaliações dos veículos vencedores do Prêmio Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), concedido aos melhores veículos que circulam no país, o Jornal do Farol Autos traz o Fiat Palio Attractive 1.0, que levou o título de "melhor carro popular do ano".
Trata-se da nova geração do modelo, lançado em novembro, que se apresenta como um novo carro. Se o médio Bravo já foi chamado de Puntão, devido à semelhança com o hatch da marca, o novo Palio pode muito bem atender por Puntinho, principalmente pela frente que lembra bastante o irmão maior.
O Jornal do Farol rodou durante dez dias 450 quilômetros com um modelo 1.0 Attractive, recheado de equipamentos opcionais, o que aumenta sensivelmente a sensação de conforto e encarece o modelo. Apesar das limitações naturais de um carro de baixa cilindrada, o novo Palio vai bem em vários aspectos, principalmente no trânsito urbano. O bem acabado interior garante uma sensação de conforto não muito comum em carros dessa faixa. Aliás, ele é um pouco maior que a versão anterior. O baixo consumo, mesmo quando abastecido com álcool, cumpre o papel de carro econômico.
O modelo avaliado contava com diversos conteúdos que aumentam ainda mais o conforto e a segurança dos ocupantes, como sidebags e airbags dianteiros, sensores crepuscular e de chuva, para-brisa térmico, rádio CD player com MP3 e entrada iPod/USB, faróis de neblina, Logopush na tampa traseira e chave canivete com telecomando, entre outros itens.
Fiat investe no estilo italiano da marca
O novo Palio nem de longe lembra as versões anteriores. Tudo é diferente. Conforme divulga a Fiat, sua linha de cintura elevada e inclinada define a vocação do modelo ao revelar esportividade. Também o para-brisa bem inclinado denota dinamismo, enquanto as curvas suaves formam um perfil entre um hatchback e um monovolume, com modernidade e sofisticação. Já o desenho harmonioso e dinâmico dos vidros, em conjunto com o vinco lateral que nasce no para-lama dianteiro e termina logo após a traseira, alonga o modelo edetermina um elemento bonito e forte.
Superfícies suaves predominam na lateral, definidas por vincos e curvas sutis. Do canto externo do farol parte a linha de cintura que margeia os vidros, continua pela coluna C e se estende até o vidro traseiro. Um outro vinco mais forte transcorre a lateral, embutindo as maçanetas e se encontrando com o canto externo da lanterna. O teto do carro faz uma leve curva em direção à traseira, e as janelas acompanham a curva, irradiando dinamismo e energia. As caixas de roda bem salientes funcionam como um elemento surpresa, rompendo o grande plano lateral e se fundindo aos para-choques.
Na traseira o destaque vai para as lanternas. Alongadas verticalmente e com traços muito originais, elas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção tanto pelo arrojo quanto pela funcionalidade, já que são facilmente vistas por outros motoristas.
Desempenho honesto para um carro com motor 1.0
A bordo do novo Palio Attractive, o desempenho do motor Fire 1.0 EVO não faz feio em diferentes condições. Com gasolina, produz potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e o torque máximo, de 9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Na cidade, mesmo com o ar condicionado acionado, responde bem em diferentes situações. Somente em condições mais extremas, como em ladeiras íngremes, ele apanha um pouco. Nessas horas, das duas, uma. Ou desliga o ar ou reduz as marchas, algumas vezes apelando para a primeira, deixando o motor gritar. O consumo, com etanol, fica na casa dos 7 km/l. Com gaolina, durante a avaliação, passou de 11km/l.
Na estrada, já são outros quinhentos. Vai muito bem numa autoestrada, sem grandes dificuldades para andar no limite máximo permitido de 120 km/h. Nessas condições, com etanol, segundo o próprio computador de bordo, faz média de 12 km/l. Depois, com gasolina o consumo chega à casa dos 14 km/l. Já na subida de uma serra, com apenas o condutor a bordo, reduções constantes à quarta e terceira marchas garantem um desempenho até que satisfatório. O consumo cai bastante e o motor berra. Porém, algo mais do que natural para um 1.0, diga-se.
Fiat Palio Attractive 1.0
De série
-
direção hidráulica,
-
pneus verdes,
-
desembaçador temporizado e limpador / lavador traseiro,
-
brake-light,
-
comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível,
-
computador de bordo A e B (com indicadores de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso),
-
Follow Me Home,
-
relógio digital,
-
iluminação no porta-malas,
-
MyCar Fiat,
-
luz de leitura dianteira com dimmer e interruptores nas portas,
-
console central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro),
-
bolsas porta-objetos nas portas dianteiras,
-
porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-luvas inferior e superior (este quando não houver airbag),
-
retrovisores externos com comandos internos mecânicos,
-
para-brisa degradê,
-
banco traseiro rebatível,
-
acabamento do painel com insertmolding,
-
para-sóis com espelho do lado do motorista e do passageiro,
-
alerta de limite de velocidade
Opcionais
-
ar-condicionado,
-
volante em couro com seis comandos de rádio,
-
para-brisa térmico,
-
vidros elétricos dianteiros e/ou traseiros,
-
travas elétricas nas portas + trava automática que é acionada a uma velocidade superior a 20 km/h,
-
retrovisores externos com regulagem elétrica,
-
Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas),
-
airbag para o motorista,
-
airbag para o passageiro dianteiro,
-
ABS nos freios,
-
sensor crepuscular,
-
sensor de chuva,
-
espelho retrovisor interno eletrocrômico,
-
dois modelos de auto-rádio CD player (um com entrada USB e para iPod),
-
rodas de liga-leve 14",
-
faróis de neblina,
-
spoiler,
-
chave tipo canivete com telecomando
Ficha técnica
-
Motor 999,1 cm³
-
Potencia máxima 73 cv / 6.250 rpm (gasolina)
-
75 cv / 6.250 rpm (álcool)
-
Torque máximo (ABNT/regime) 9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina)
-
9,9 Kgfm / 3.850 rpm (álcool)
-
Sistema de Freios Hidráulico com comando a pedal
-
e (ABS opcional)
-
Direção Hidráulica com pinhão e cremalheira
-
Rodas 5,5X14
-
Pneus 175/65 R14
Dimensões externas
Comprimento 3.875 mm
Largura 1.670 mm
Altura 1.504 mm
Distância entre-eixos 2.420 mm
Volume do porta-malas 290 litros (750 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)
Tanque de combustível 48 litros
Desempenho
Velocidade máxima 156 km/h (gasolina) / 157 km/h (etanol)
0 a 100Km/h 15,8 s (gasolina) / 15,0 s (etanol)
Preço A partir de R$ 30.990,00