O Hospital Municipal da Criança e Adolescente (HMCA) dará início nesta terça-feira, dia 23, a um novo programa de reeducação alimentar, com a inauguração do novo refeitório que acontece às 11h30. Trata-se de um programa que pretende acabar com a impressão que se tem de que comida de hospital é necessariamente insossa.
Um novo conceito em alimentação hospitalar já está sendo implantando em três unidades de saúde de Guarulhos pela prefeitura: no Hospital Municipal de Urgências (HMU), Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e Policlínica Paraventi (que funciona 24 horas). As refeições serão preparada por nutricionistas e o paciente, que estiver com sua dieta liberada pela equipe médica, poderá escolher seu próprio cardápio.
O novo refeitório do HMU, por exemplo, já está funcionando desde esta segunda-feira e a diferença entre o antigo e o atual salta aos olhos. Mas a inauguração mais esperada é a que acontece nesta terça-feira, dia 23, às 11h30, no HMCA.
Um grupo de palhaços, fantasiados como legumes, irá interagir com crianças e adolescentes internados durante a inauguração do novo refeitório do HMCA: "Foi tudo completamente mudado. Quem viu o antigo refeitório e vem conhecer esse, até se assusta. Vamos modificar o conceito de alimentação hospitalar. Se uma criança, por exemplo, estiver com dieta liberada, vai poder escolher um danoninho. Ela vai receber o alimento, desde que haja uma liberação médica", diz uma das responsáveis pela implantação do novo projeto.
As crianças internadas, aniversariantes do dia, sempre terão uma festa especial de comemoração. Nesta terça-feira, se alguma estiver aniversariando, já vai ser homenageda.